Prática de Ensaio como Pesquisa

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ISSN: 2526-1789
Editor Chefe: Gilbertto Prado
Início Publicação: 11/10/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo

Prática de Ensaio como Pesquisa

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: O. Webb, C. Braddock
Autor Correspondente: O. Webb | [email protected]

Palavras-chave: Polifonia, Ética, Audição, Participação, Prática social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo explora caminhos que os artistas trabalham com as pessoas em performances ou práticas artísticas sociais. Abordando diretamente e organizando pessoas envolve uma ética de atenção, incluindo modos de ouvir, que desdobram-se em variados resultados de pesquisa. Nesse contexto, o livro de Lisbeth Lipari de 2014 Ouvir, Pensar, Ser: No Sentido de uma Sintonia Ética discute a noção do filósofo Emmanuel Levinas do encontro cara a cara com o outro como um união que deve abranger a diferença. Práticas de audição e afinação tem papel crítico no projeto de PhD de Olivia Webb da Universidade AUT onde a prática de sua arte engaja participantes e diversas comunidades de música e canto. Para esses projetos Webb usa sua experiência como treinadora de coral e artista performática e questiona como a audição é traduzível entre diferentes grupos culturais. Essas metodologias práticas, baseadas na ideia de participação, ativamente alteram e redirecionam seus projetos.



Resumo Inglês:

This article explores ways that artists work with people in forms of social performance art practices. Approaching, directing and organising people involves an ethics of attentiveness, including modes of listening, that allows for diverse research outcomes. In this context, Lisbeth Lipari’s 2014 book Listening, Thinking, Being: Toward an Ethics of Attunement discusses philosopher Emmanuel Levinas’ notion of the face-to-face encounter with another as a meeting that must embrace difference. Practices of listening and attunement play a critical role in Olivia Webb’s PhD project at AUT University where her art practice engages participants and diverse communities in music and song. For these projects Webb draws from her experience as a trained choral singer and performance artist and asks how listening is translatable across different cultural groups. These practice-led methodologies, based on ideas of participation, actively amend and redirect her projects.