A prática da Wicca em Fortaleza: um estudo de caso

Revista Nupem

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ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A prática da Wicca em Fortaleza: um estudo de caso

Ano: 2020 | Volume: 12 | Número: 26
Autores: Yls Rabelo Câmara
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Wicca, Coven, Fortaleza, Estudo de caso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Avançando em nossa pesquisa pós-doutoral sobre as rezadeiras da periferia da cidade de Fortaleza, deparamo-nos com diversas manifestações da Espiritualidade e que envolvem a mulher como um elemento importante para o seu panteão. Umas dessas manifestações é a Wicca, que tem no feminino seu exponente sagrado máximo. Para amparar nosso percurso teórico nesse estudo de caso, amparamonos em investigadores basilares da área como Cordovil (2017), Langer e Campos (2007), Osório (2011, 2005, 2004) e Terzetti Filho (2016, 2014). Assim, analisamos um coven que reúne treze wiccanos desde 2016. Concluímos que esses iniciados refletem os preceitos da Arte sistematizada por Gerald Gardner nos anos 1950, baseando-se no legado de Margareth Murray e de outros estudiosos anteriores a ele, desenvolvida a posteriori pelos seguidores mais próximos desses e daqueles.



Resumo Inglês:

Advancing in our postdoctoral research on the female folk healers on the outskirts of Fortaleza, we came across several manifestations of Spirituality that involve women as an important element for their pantheon. One of these manifestations is Wicca, which has in the feminine its maximum sacred exponent. To support our theoretical background in this case study, we rely on fundamental researchers in the area such as Cordovil (2017), Langer and Campos (2007), Osório (2011, 2005, 2004), and Terzetti Filho (2016, 2014). Thus, we analyze a coven that brings together thirteen Wiccans since 2016. We conclude that those initiates reflect the precepts of the Art systematized by Gerald Gardner in the 1950s, drawing on the legacy of Margareth Murray and other earlier scholars, developed later by the closest followers of the former and the latter.



Resumo Espanhol:

Avanzando en nuestra investigación posdoctoral sobre las curanderas en las afueras de Fortaleza, encontramos varias manifestaciones de espiritualidad que involucran a las mujeres como un elemento importante para su panteón sagrado. Una de estas es la Wicca, que tiene como el máximo exponente sagrado lo femenino. Para apoyar nuestro camino teórico, apoyamos nuestro estudio en investigadores clave en el área como Cordovil (2017), Langer y Campos (2007), Osório (2011, 2005, 2004) y Terzetti Filho (2016, 2014). De esta forma, analizamos un coven que reúne a trece wiccanos desde 2016. Llegamos a la conclusión de que estos iniciados reflejan los preceptos del Arte sistematizados por Gerald Gardner en la década de 1950, basados en el legado de Margareth Murray y de otros académicos anteriores a él, desarrollados a posteriori por los seguidores más cercanos de estos y de aquellos.