Potencial criativo e processos cognitivos em crianças: da identificação precoce às intervenções futuras

Diálogos Possíveis

Endereço:
Av. Oceânica, nº 2717, Ondina
Salvador / BA
40170010
Site: http://www.faculdadesocial.edu.br/revistas/index.php/dialogospossiveis/index
Telefone: (71)4009-3688
ISSN: 24479047
Editor Chefe: José Euclimar Xavier de Menezes
Início Publicação: 30/06/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Potencial criativo e processos cognitivos em crianças: da identificação precoce às intervenções futuras

Ano: 2016 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Cristina Costa-Lobo, Mafalda Sousa, Ana Campina, Carla Luciane Blum Vestena, Jessica Cabrera Cuevas
Autor Correspondente: José Euclimar Xavier de Menezes (Editor) | [email protected]

Palavras-chave: Potencial criativo, Processos cognitivos, Contexto escolar, EPoC, ECCOs

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A agregação do potencial de criatividade e dos processos cognitivos tem sido defendida como necessária para a implementação de cenários pedagógicos promotores de aprendizagens significativas. Este estudo tem como propósitos verificar em que medida o potencial criativo está relacionado com os processos cognitivos, sinalizar implicações do treino do potencial criativo para as respostas educativas, analisar se o desempenho cognitivo nas provas de pensamento convergente e nas provas de pensamento criativo, aumentam ou diminuem com a idade/ano escolaridade das crianças, verificando que, caso existam diferenças, estão relacionadas com a natureza cognitiva das provas.
Os dados discutidos dizem respeito a informações obtidas com amostra não probabilística de conveniência, constituída por 30 alunos que frequentam o Ensino Básico português, em contexto público, no Norte do país. A recolha de dados decorreu entre Dezembro 2015 e Abril de 2016. Como principais resultados destaca-se que as provas que avaliam processos cognitivos centrados na compreensão e no raciocínio estão fortemente correlacionadas entre si e praticamente não estão relacionadas com as provas que avaliam os processos cognitivos da criatividade. Quando correlacionados os resultados obtidos nas provas de pensamento criativo verificou-se a existência de correlação mais elevada entre os resultados destas provas do que entre os resultados destas provas e os resultados das provas de QI. Destaca-se a existência de coeficientes distintos consoante a tipologia de pensamento e o tipo de conteúdo. Embora os resultados não sejam totalmente esclarecedores em alguns domínios épossível afirmar que é praticamente inexistente a relação entre os processos cognitivos, avaliados pela ECCOs, com o potencial criativo, avaliado pela EPoC.
Deste modo, os resultados são satisfatórios e encorajadores para trabalho e investimento na temática, sendo este tema alvo de interesse ao nível da intervenção psicoeducativa e uma prioridade na investigação ao nível do potencial de criatividade e ao nível dos processos cognitivos. Este estudo contribuiu para a identificação precoce de dificuldades de aprendizagem, assim como para a criação de intervenções futuras, quer a nível psicológico quer a nível educacional.