A posição original de John Rawls como modelo para a sociedade dos povos

Barbarói

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ISSN: 1982-2022
Editor Chefe: Marco Andre Cadoná
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

A posição original de John Rawls como modelo para a sociedade dos povos

Ano: 2016 | Volume: 47 | Número: Especial
Autores: U. Trindade
Autor Correspondente: U. Trindade | [email protected]

Palavras-chave: direito, justiça, posição original, Rawls, sociedade dos povos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem a pretensão de refletir sobre se seria possível realizar a utopia proposta por John Rawls em sua obra O Direito dos Povos (2001). É tarefa da filosofia política, como o próprio Rawls admitia cumprir um papel de ser realisticamente utópica, com a pretensão de expandir os limites da possibilidade da política prática. Sua esperança era que a humanidade tivesse como base a crença de que a natureza do mundo social viesse permitir existir sociedades democráticas constitucionais, razoavelmente justas e que, as mesmas fizessem parte da Sociedade dos Povos. Neste mundo social, a paz e a justiça seriam obtidas entre povos liberais, nacional e internacionalmente. Se em Uma Teoria da Justiça (1971) e no Liberalismo Político (1993) Rawls reflete a possibilidade da existência de uma sociedade liberal, justa e igualitária, em O Direito dos Povos, sua reflexão coloca como seria possível uma sociedade mundial de povos liberais. O que motivou Rawls escrever esta obra foi os “grandes males” da humanidade, tais como a guerra injusta, a opressão, a perseguição religiosa, a fome, a pobreza, a imigração, os refugiados e a liberdade de consciência. O artigo parte da ideia da posição original como um modelo de representação para a construção de sociedades liberais. Servindo-se da alegoria da posição original, que segue alguns passos, como por exemplo, o véu da ignorância com o qual iremos demonstrar uma possível espécie de segunda posição original. Se, no primeiro modelo, ela serve para construir uma sociedade justa no interior de um Estado, no segundo modelo, poderia servir para a construção de uma Sociedade dos Povos? Esta é a resposta que vamos encaminhar a partir dessa investigação.



Resumo Inglês:

This study intends to reflect on whether it would be possible to achieve the utopia proposed by John Rawls in his work The Right of the People (2001). It´s a task of political philosophy, as Rawls´ own admission of fulfilling a role of being realistically utopian, having the desire of expanding the limits of practicable politics possibility. His hope was a humanity based on the belief that the nature of the social world allows reasonably just constitutional democratic societies, and that the same ones were part of the Society of Peoples. In this social world, peace and justice would be obtained among liberal peoples, domestically as well as internationally. If in A Theory of Justice (1971) and in Political Liberalism (1993) Rawls reflects on the possibility of the existence of a liberal, just and egalitarian society, in The Right of the People his reflection is on a possible global society of liberal peoples. “The great evils” of human history, such as unjust war, oppression, religious persecution, starvation, poverty, immigration, refugees and liberty of conscience propelled Rawls to write this work. The article is based on the idea of the original position as a model for constructing liberal societies. Using the allegory of the original position, which follows a few steps, as for example, the veil of ignorance, we want to demonstrate that it is possible a kind of second original position. If in the first model it serves to construct a just society in the countryside of a State, in the second model, could it serve to construct a Society of Peoples? This is the answer we intend to issue from this research.