Porto das caixas e o destino de lilith nas narrativas literária e fílmica


Porto das caixas e o destino de lilith nas narrativas literária e fílmica

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 32
Autores: Aila Maria Leite Sampaio
Autor Correspondente: Aila Maria Leite Sampaio* | [email protected]

Palavras-chave: Personagem feminina. Espaço. Literatura. Adaptação fílmica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em muitas obras de Lúcio Cardoso a personagem feminina aparece como propulsora de destruição, dentro de um espaço inóspito, que exerce influência em seu comportamento, como nos mostra o argumento Porto das Caixas, escrito por Lúcio Cardoso com base num crime ocorrido no Rio de Janeiro nos anos 60, e roteirizado e dirigido por Paulo César Saraceni, em 1962, no advento do Cinema Novo. Esta pesquisa mostra a adaptação do texto de Cardoso para a narrativa fílmica com o objetivo de analisar como é feita a tradução do signo verbal para o não-verbal, no sentido de investigar como se constrói a figura da mulher espelhada em Lilith, figura mítica do Antigo Testamento, bem como se articulam os elementos que concorrem para referendar seu destino de penúria e incertezas. Destacaremos as mudanças na poética de Cardoso para Saraceni, observando as de naturezas pessoal e ideológica, tendo como base a concepção de adaptação como um tipo de reescrita (LEFEVERE, 2007) susceptível à manipulação.