A poética do cotidiano em curtasmetragens: os conflitos sociais entre o drama e a tragédia

Contemporanea

Endereço:
Departamento de Sociologia - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - Cx. Postal 675
São Carlos / SP
13565-905
Site: http://www.contemporanea.ufscar.br
Telefone: 16-3306-6515
ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

A poética do cotidiano em curtasmetragens: os conflitos sociais entre o drama e a tragédia

Ano: 2009 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: ZANETTI, Daniela
Autor Correspondente: ZANETTI, Daniela | [email protected]

Palavras-chave: Cinema de periferia, Festivais de audiovisual, Análise fílmica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo traz análises de alguns curtas-metragens premiados que compõem uma
amostra do que se convencionou chamar de cinema de periferia, apresentando
algumas características relativas a uma parte dessa produção audiovisual, exibida
em festivais variados, mas que também se encontra disponível na Internet. O
conteúdo é parte de uma pesquisa mais ampla, que busca mapear esses produtos
audiovisuais, examiná-los e compreender os modos de representação e de
produção discursiva que engendram. A análise fílmica com foco nas estratégias
narrativas foi usada como base para o estudo dos curtas-metragens, visando
identificar os modos de abordagem de temas como violência e narcotráfico. Como
resultado, as produções apresentam algumas características em comum,
especialmente no que se refere à construção dos personagens e dos espaços
representados (favelas, periferias), e à “moral” das histórias, que não trazem um
final consolador. Cabe ainda ressaltar que os curtas-metragens analisados não
representem a totalidade do cinema de periferia (que se mostra heterogêneo), mas
uma parte dessa produção específica, especialmente àquela ligada ao contexto da
cidade do Rio de Janeiro.



Resumo Inglês:

The article brings analyses of some award-winning short films that compose a
sample of what is called the film periphery, presenting some features of this
audiovisual production, shown in various festivals, and also available in the
Internet. The content is part of a larger study, which seeks to map these
audiovisual products, examine them and understand their ways of representation
and of discursive production. The film analysis with focus on narrative strategies
was used as the basis for the study of these short films, aiming to identify the ways
of approach of the subjects like violence and drug trafficking. As a result, the films
present some characteristics in common, specially with regard to the construction
of the characters and of the represented spaces (slums, suburbs), and to the
“moral” of the stories, which do not bring a comforting end. It is also important to
note that the short films analysed do not represent the totality of the cinema of the
periphery (which is heterogeneous), but a part of this particular production, specially the one related to the context of Rio de Janeiro city.