Patterns audiovisualísticos: o fenômeno audiovisual da animação sob o ponto de vista do design

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Patterns audiovisualísticos: o fenômeno audiovisual da animação sob o ponto de vista do design

Ano: 2017 | Volume: 11 | Número: 17
Autores: Tiago Ribeiro, Marcelo Silva, Berenice Gonçalves, Milton Vieira, Gilson Braviano
Autor Correspondente: Tiago Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: animação, animação brasileira, retórica audiovisual, interfaces audiovisuais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em tempos onde a produção de animações brasileiras ganha cada vez mais espaço na televisão nacional, tornase necessário identificar os processos de construção desse tipo de produto, visando o aperfeiçoamento dos procedimentos e profissionais de animação do país. Assim, busca-se com este artigo abordar e discutir a relação entre o design e as interfaces audiovisuais. Tendo em vista a interpretação do design como disciplina facilitadora do acesso à informação em produções audiovisuais que se utilizando dos preceitos da linguagem visual, este trabalho aborda as interfaces audiovisuais e suas relações com o design e a animação, sob o ponto de vista do tempo, ritmo, velocidade, sequência e linguagem visual. Para tanto é feita, a partir de uma aproximação exploratória e descritiva, a exposição do trecho de uma animação utilizando os conceitos propostos na retórica audiovisualística de Gui Bonsiepe (2011), que entende o todo audiovisual como uma interface, no intuito de buscar uma forma de ver e descrever a mídia audiovisual pelo ponto de vista do design. O trecho escolhido para exposição faz parte da série brasileira Irmão do Jorel, selecionada para este trabalho por se tratar da primeira série de animação inteiramente produzida na América Latina, veiculada pelo canal de televisão (TV) Cartoon Network; e que faz parte de uma recente remessa de animações brasileiras que passou a integrar a grade dos canais de TV por assinatura.



Resumo Inglês:

In times where Brazilian production of animation is gaining more ground in national television, it becomes necessary to identify the construction processes used in these kind of products, aiming the improvement of both these procedures and Brazilian professionals of this area. Thus, this article intends to approach and discuss the intersection between design and audiovisual interfaces. Seeing the design as a facilitating discipline to access to information on audiovisual productions using the precepts of visual language, this paper deals with the meeting of these two disciplines under the point of view of time, rhythm, speed, sequence and visual language. For this purpose, from an exploratory and descriptive approach, it is exposed an excerpt of an animation using the concepts proposed on “audiovisualistic rhetoric” of Gui Bonsiepe, who understands all the audiovisual as an interface in order to look for audiovisual media at the design point of view.