Os processos criativos na práxis musical: uma análise a partir do enfoque histórico-cultural

Revista Nupem

Endereço:
Avenida Comendador Norberto Marcondes, 733 - Centro
Campo Mourão / PR
87303-100
Site: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem
Telefone: (44) 3518-1874
ISSN: 2176-7912
Editor Chefe: Frank Antonio Mezzomo
Início Publicação: 31/07/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Os processos criativos na práxis musical: uma análise a partir do enfoque histórico-cultural

Ano: 2020 | Volume: 12 | Número: 27
Autores: Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Eder Flavio Moura Bonfim
Autor Correspondente: Frank Mezzomo | [email protected]

Palavras-chave: Criatividade, psicologia histórico-cultural, práxis, atividade pedagógica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A finalidade da pesquisa é compreender a influência da apropriação dos conceitos científicos e espontâneos nos processos criativos a partir de intervenções pedagógicas de cunho experimental no ensino da música. O objetivo da pesquisa é analisar as manifestações criativas dos participantes no processo do ensino e aprendizagem do violão em práticas coletivas. A fundamentação teórico-metodológica é o enfoque histórico-cultural de raiz materialista, histórica e dialética. Constata-se que o ato de criar vincula-se às vivências dos sujeitos e às apropriações de conceitos de diversos matizes, objetivando-se em qualidades distintas nas manifestações criativas.



Resumo Inglês:

The purpose of the research is to understand the influence of the appropriation of scientific and spontaneous concepts in creative processes from experimental pedagogical interventions in music teaching. The objective of the research is to analyze the creative manifestations of the participants in the process of teaching and learning the guitar in collective practices. The theoretical-methodological framework is the cultural-historical approach with a materialistic, historical and dialectical root. It is noted that the act of creating is linked to the subject’s experiences and to the appropriation of concepts of different shades, aiming at different qualities in creative manifestations.



Resumo Espanhol:

El propósito de la investigación es comprender la influencia de la apropiación de conceptos científicos y espontáneos en procesos creativos a partir de intervenciones pedagógicas de carácter experimental en la enseñanza de la música. El objetivo de la investigación es analizar las manifestaciones creativas de los participantes en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la guitarra en prácticas colectivas. La base teórico-metodológica es el enfoque histórico-cultural con una raíz materialista, histórica y dialéctica. Se observa que el acto de crear está vinculado a las experiencias de los sujetos y a la apropiación de conceptos de diferentes tonos, apuntando a cualidades distintivas en las manifestaciones creativas.