Os indicadores de qualidade como instrumentos de governança: iniciando a experiência em um curso de administração

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

Endereço:
Av. Fernando Ferrari - 2001 - Anchieta
Porto Alegre / RS
90200-041
Site: http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC
Telefone: (51) 3284-1987
ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Os indicadores de qualidade como instrumentos de governança: iniciando a experiência em um curso de administração

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: Thiago Henrique Almino Francisco, Pedro Antônio de Melo, Isadora Maria Back da Veiga
Autor Correspondente: Thiago Henrique Almino Francisco | [email protected]

Palavras-chave: Educação Superior, ENADE, Indicadores

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Há um posicionamento dos órgãos reguladores da educação superior no Brasil para o uso do indicadores de qualidade como instrumentos de governança, tendo-os como grandes diferenciais competitivos para o processo de gestão acadêmica em cursos de graduação. Por esse fundamento, o artigo apresenta uma experiência de um curso de Administração em uma universidade comunitária que está introduzindo esse princípio de uso dos indicadores como instrumento de gestão. A fundamentação teórica traz todo um panorama da educação superior e resgata o SINAES, em suas questões mais especificas relacionadas com o ENADE. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e documentais, os resultados mostram que o uso dos indicadores pode fortalecer as ações de sensibilização e permite a construção de políticas institucionais que podem ajudar no controle e no acompanhamento dos indicadores que se originam do ENADE.



Resumo Inglês:

At brazilian context, there is a concept of regulators of higher education in Brazil for the use of quality indicators such as governance instruments, taking them as major competitive advantages for the academic management process in undergraduate courses. On this foundation, the article presents an experience of a course of Business/ Administration at a community university that is introducing this principle of the indicators used as a management tool. The theoretical structure brings an overview of higher education and rescues SINAES in their more specific questions related to the ENADE. Through a qualitative research, using bibliographic and documentary sources, the results show that the use of indicators can strengthen the awareness raising and allows the construction of institutional policies that can help in the control and monitoring of indicators arising from the ENADE.