O pecado de Sodoma conexões, incidentes e o lugar da ideologia na interpretação de Gn 18,20 e 19,5

Pesquisas em Teologia

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ISSN: 2595-9409
Editor Chefe: Prof. Dr. Fabio da Silveira Siqueira
Início Publicação: 05/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

O pecado de Sodoma conexões, incidentes e o lugar da ideologia na interpretação de Gn 18,20 e 19,5

Ano: 2022 | Volume: 5 | Número: 9
Autores: Adriano da Silva Carvalho
Autor Correspondente: A. S. Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Romanos 1, sodoma, homossexualidade, ideologia, levítico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A leitura de Gênesis 18,20 não deixa claro qual é o pecado de Sodoma. O texto hebraico diz apenas que a transgressão dos habitantes dessa cidades e agravou  muito: “ְוחַטָּאתָּם”–“vëchatåtåm” -“כָבְדָה” –“khåvëdåh” -“מְאֹד” –“mëod”. Mesmo a passagem de Gn 19,5 não dá pista de um pecado específico: nessa  passagem  parece  mais  evidente  que  os  sodomitas  estão  violando  os cânones normais da hospitalidade. Mas, então por que o imaginário popular e alguns intérpretes identificam o pecado de Sodoma com a homossexualidade? Esta  pesquisa  vai  demonstrar  que  uma  série  de  fatores  levou  a  esse  tipo  de interpretação.  Primeiro  foi  entendido  que  Gn  19,5  dava  uma  indicação  da orientação  sexual  doshabitantes  de  Sodoma;  em  seguida  as  passagens  de Levítico  18,22  e  20,13  foram  evocadas  para  regular  essa  opinião;  o  passo seguinte foi estabelecer uma conexão de Gn 18,20 e 19,5 com os comentários de Paulo em Romanos 1 nos quais se associou o pecado de Sodoma ao sexo homossexual. Essa conexão foi sustentada por Agostinho e também pelo autor da  “Visio  Sancti  Pauli”. A  junção  desses  fatores foi  o  catalisador  para  as tradições posteriores nas quais o pecado de Sodoma é apresentado como sendo o sexo homossexual.



Resumo Inglês:

The reading of Genesis 18,20 does not make clear what the sin of Sodom is.TheHebrew text only says  that the transgression of the inhabitants  of that city was greatly aggravated: “וחַטָּאתָּם” –“vëchatåtåm” -“כָּבְ דָּה” –“khåvëdåh” -“מְ אֹד” –“mëod”. Even the passage in Gen 19,5 gives no clue to a specific sin: in this passage it seems more evident that the sodomites are violating the normal canons  of  hospitality.  But  then  why  do  popular  imaginations  and  some interpreters identify the sin of Sodom with homosexuality? This research will demonstrate that a number of factors led tothis type of interpretation. First it was understood that Gen 19,5 gave an indication of the sexual orientation of the inhabitants of Sodom; then the passages of Leviticus 18,22 and 20,13 were invoked to regulate this opinion; the next step was to connectGen 18,20 and 19,5  with  Paul’s comments  in  Romans  1  in  which the sin  of  Sodom  was associated with homosexual sex. This connection was sustained by Augustine and also by the author of “Visio Sancti Pauli”. The coming together of these factors  was  the  catalyst  for  later  traditions  in  which  the  sin  of  Sodom  is presented as homosexual sex.