O NEOTOMISMO EM CURITIBA (1930-1950): O CÍRCULO DE ESTUDOS BANDEIRANTES E A CRÍTICA DA MODERNIDADE

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ISSN: 2596-092X
Editor Chefe: Irineu Letenski
Início Publicação: 27/01/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

O NEOTOMISMO EM CURITIBA (1930-1950): O CÍRCULO DE ESTUDOS BANDEIRANTES E A CRÍTICA DA MODERNIDADE

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Teodoro Hanicz
Autor Correspondente: T. Hanicz | [email protected]

Palavras-chave: Neotomismo, Modernidade, Catolicismo, Secularização, Laicidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é analisar o neotomismo no Círculo de Estudos Bandeirantes entre 1930 e 1950. O CEB era um centro de estudos e de encontro da intelectualidade católica curitibana. Inconformados com a modernidade daqueles anos e seus efeitos no campo da cultura, do pensamento e da religião, os cebistas expressam sua crítica embasados na filosofia tomista. Eles estavam percebendo que a dinâmica liberal moderna não se coadunava com o ethos cristão católico. O liberalismo, apoiado na secularização e no laicismo, implantou uma nova ordem e um novo ethos, produziu uma modernidade medíocre, anárquica e sem sentido. É contra essa modernidade que solapou a religião e a tradição católica como referenciais e guias da sociedade que os cebistas levantam sua voz nas reuniões no CEB. É no tomismo que eles vão buscar elementos para dialogar com a modernidade e restaurar os valores cristãos. O texto está estruturado em quatro seções: 1. O Círculo de Estudos Bandeirantes e o Neotomismo; 2. Modernidade medíocre e anárquica; 3. Secularização, laicismo e laicidade; 4. Ordem, ethos, cultura moderna e perda de sentido.



Resumo Inglês:

The aim of this paper is to analyze Neo-Thomism in the Círculo de Estudos Bandeirantes between 1930 and 1950. The CEB was a center of studies and meeting of the Catholic intellectuality in Curitiba. Dissatisfied with the modernity of those years and its effects in the field of culture, thought and religion, the cebistas express their critique based on Thomist philosophy. They were realizing that modern liberal dynamic was not in keeping with the Catholic Christian ethos. Liberalism, supported by secularization and secularism, implanted a new order and a new ethos, produced a mediocre, anarchic and meaningless modernity. It is against this modernity that undermined the religion and the Catholic tradition as references and guides of the society that the cebistas raise their voice in the meetings at the CEB. It is in Thomism that they seek elements to dialogue with modernity and restore Christian values. The text is structured in four sections: 1. The Círculo de Estudos Bandeirantes and Neo-Thomism; 2. Mediocre and anarchic modernity; 3. Secularization, laïcité and secularism; 4. Order, ethos, modern culture and loss of meaning.