O diálogo das religiões mundiais em Jürgen Moltmann: uma teologia não-relativista das religiões

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Telefone: (11) 4366-5958
ISSN: 21763828
Editor Chefe: Helmut Renders
Início Publicação: 30/04/1982
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

O diálogo das religiões mundiais em Jürgen Moltmann: uma teologia não-relativista das religiões

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: A. M. Rodrigues
Autor Correspondente: Adriani Milli Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: teologia das religiões, diálogo inter-religioso, religiões mundiais, relativismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo procura explorar o pensamento de Jürgen Moltmann com relação ao
diálogo das religiões mundiais. Para isso são considerados, além de sua análise
acerca das influências históricas ocidentais na relação inter-religiosa, o questionamento
que esse autor faz à postura relativista da teologia das religiões em termos
do diálogo inter-religioso, como também suas sugestões em relação às condições
e características de um diálogo adequado. Nesse sentido, há uma ênfase na prática
do diálogo indireto, no qual os interlocutores, em vez de discutirem assuntos relativos
a si mesmos, abordam questões práticas que visam promover a vida.



Resumo Inglês:

This article aims to explore Jürgen Moltmann’s thought concerning the world religions
dialogue. For this purpose are considered, besides his analysis of the historical
western influences on inter-religious relation, the questioning that this author does
about the position of the relativistic theology of religions in terms of inter-religious
dialogue, as well as his suggestions regarding the conditions and characteristics of
an appropriate dialogue. In this sense, there is an emphasis in the practice of the indirect
dialogue, in which the interlocutors, instead of discussing subjects about themselves,
they consider practical questions in order to promote life.



Resumo Espanhol:

Este artículo procura explorar el pensamiento de Jürgen Moltmann con relación
al diálogo entre las religiones mundiales. Para eso se considera, además de su
análisis acerca de las influencias históricas occidentales en la relación
interreligiosa, el cuestionamiento que este autor hace a la postura relativista de
la teología de las religiones en términos del diálogo interreligioso, como también
sus sugerencias con relación a las condiciones y características de un diálogo
adecuado. En ese sentido, hay un énfasis en la práctica del diálogo indirecto, en
el cual los interlocutores, en lugar de discutir asuntos relativos a si mismos, tratan
cuestiones prácticas que buscan promover a vida.