O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE A DISTÂNCIA COM O USO DO METAVERSO SECOND LIFE®

Administração: Ensino e Pesquisa

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ISSN: 2358-0917
Editor Chefe: Prof. Edson Sadao Iizuka
Início Publicação: 31/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE A DISTÂNCIA COM O USO DO METAVERSO SECOND LIFE®

Ano: 2013 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Ana Cláudia Bilhão Gomes, Amarolinda Zanela Klein
Autor Correspondente: Ana Cláudia Bilhão Gomes | [email protected]

Palavras-chave: competências; trabalho em equipe; metaverso.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (tic), a Educação a Distância (EaD) vem
apresentando um crescimento significativo e trazendo novos desafios, como o desenvolvimento de competências
comportamentais requeridas pelo mercado de trabalho. Dentre elas, está a competência para o trabalho em
equipe. Percebendo-se a necessidade de se explorar novas tecnologias que contribuam nesse sentido, o objetivo
deste trabalho foi identificar se (e como) o uso da tecnologia metaverso (Mundos Digitais Virtuais em 3D)
pode colaborar para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe na educação a distância
na área de Gestão de Recursos Humanos. O método utilizado foi a Design Research e o artefato desenvolvido
foi um método de capacitação no metaverso Second Life®. Uma equipe, composta por seis alunos voluntários,
participou da pesquisa. Os alunos perceberam como possibilidades que a tecnologia metaverso oferece para
o desenvolvimento da competência investigada: a construção de um contexto para o desenvolvimento da
competência; a vivência de situações que propiciem às pessoas planejarem, agirem e interagirem; a possibilidade
de aplicação de técnicas de gestão e atividades práticas; um espaço para o desenvolvimento das relações
interpessoais. Em relação ao artefato desenvolvido (método de capacitação), os principais aspectos reconhecidos
para melhorar foram: horários mais adequados para reuniões e mais tempo de interação. Sobre a tecnologia
utilizada, identificaram-se não apenas diversas affordances educacionais do metaverso, mas também algumas
dificuldades associadas ao seu uso. A pesquisa traz uma série de lições aprendidas com o uso dessa tecnologia,
lições estas que podem ser úteis a outras aplicações semelhantes, buscando-se avançar nos recursos e métodos
para o desenvolvimento de competências na Educação a Distância, na área de Administração.



Resumo Inglês:

With the developments in Information and Communication Technologies (ict), Distance Education (DE) has spread
and brought with it new challenges, such as the development of behavioral competencies required by the labor
market, for example the competence for teamwork. Considering the need to explore new technologies that contribute
to developing this competence, the goal of this study was to identify if and how the use of metaverse technology (3D
Digital Virtual Worlds) can contribute to the development of teamwork competence in distance education, in the
area of Human Resource Management. The method used was the Design Research and the artifact developed was a
training method in the metaverse Second Life®. A team with six volunteer students participated in the research. The
students perceived the following as the main metaverse technology affordances regarding the development of teamwork
competence: the construction of a context for such development, the experience of situations allowing people to plan,
act and interact, the ability to apply management techniques and practical activities, and the provision of a space for
the development of interpersonal relationships. Regarding the artifact (training method), the main issues identified
as requiring improvement were: more adequate time schedules for meetings and more interaction time. About the
technology, several educational affordances of the metaverse were identified, as were some difficulties associated with
its use. The research led to a series of lessons learned about the use of this technology, and these lessons may be useful
to other similar applications when seeking to advance the methods and resources for the development of teamwork
competence in Distance Education, in the area of Administration.