O CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO E AS MATRIZES CULTURAIS DO POVO BRASILEIRO

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ISSN: 2317-3688
Editor Chefe: Sylvio Fausto Gil Filho
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO E AS MATRIZES CULTURAIS DO POVO BRASILEIRO

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Lurdes Caron
Autor Correspondente: Lurdes Caron | [email protected]

Palavras-chave: currículo de ensino religioso, políticas públicas, formação de professores

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O povo brasileiro está marcado pelo substrato das mais diferentes matrizes culturais e no currículo escolar estas matrizes necessitam estar contempladas, pois, a riqueza da cultura brasileira acompanha as populações em todos os seus movimentos. Para tanto, são necessárias efetivas políticas públicas de formação de professores, visto que a escola é uma instituição do saber que reproduz e recria significados culturais. Este estudo adota a metodologia da pesquisa histórico-bibliográfica e documental. Parte da problemática - como e quando na formação de professores de Ensino Religioso (ER) e na proposta curricular deste componente, surge a preocupação e reflexão com o tema Matrizes Culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso? Tem como objetivo aprofundar reflexão sobre diferentes matrizes culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso. A reflexão está respaldada em teóricos que dão suporte ao tema culturas e, em documentos e Relatórios de Encontros Nacionais de Ensino Religioso (ENERs); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). Os resultados apontam que a preocupação com as diferentes culturas está presente no ER a partir de década de 70, do século passado. No entanto, no currículo de ER, o tema sobre “diferentes matrizes culturais religiosas do povo brasileiro”, toma corpo, a partir do 7º ENER, 1988, e mais sensivelmente, a partir 1997, com os debates do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, nos Cursos de formação de professores e, principalmente, na elaboração dos PCNER, ao definir um dos eixos dos conteúdos “Culturas e Tradições Religiosas”. Esta reflexão, poderá contribuir com a formação de professores para este componente curricular, bem como, para o respeito à liberdade religiosa e o exercício da cidadania



Resumo Inglês:

The Brazilian people is marked by the substrate from different cultural matrices and the school curriculum these matrices need to be addressed, for the richness of Brazilian culture accompanies populations in all his movements. Therefore, effective policies are needed teacher training, since the school is an institution of learning that reproduces and recreates cultural meanings. This study adopts the methodology of historical-bibliographical and documentary. Part of the problem - how and when the training of teachers of Religious Education (RE) and the curriculum of this component, there is a preoccupation with the theme and reflection matrices of the Brazilian Cultural and Religious Education curriculum? Aims to deepen reflection on different cultural matrices of the Brazilian people and the Religious Education curriculum. Reflection is backed by theorists that support the theme cultures, and documents and reports National Meetings of Religious Education (ENERs), the National Curriculum Parameters (PCN) of the Ministry of Education and Culture and the National Curriculum of Religious Education ( PCNER). The results indicate that concern about different cultures is present in the ER from the 70's of last century. However, the curriculum of ER, the theme of "different cultural matrices religious of the Brazilian people," takes shape, from the 7th ENER, 1988, and more significantly, from 1997, with discussions of the Permanent National Forum of Religious Education in teacher training courses, and especially in the preparation of PCNER, when defining an axis of contents "Cultures and Religious Traditions." This reflection may contribute to the training of teachers for this curricular component, as well as to respect religious freedom and citizenship.