O cultivo da arte dramática: A partir da filosofia existencial kierkegaardiana

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O cultivo da arte dramática: A partir da filosofia existencial kierkegaardiana

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 42
Autores: Deise Abreu Pacheco, Lucas Piccinin Lazzaretti
Autor Correspondente: Deise Abreu Pacheco | [email protected]

Palavras-chave: Filosofia existencial, Pedagogia do teatro, Arte dramática, Primitividade, Søren Kierkegaard

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Resumo Português:

O presente artigo pretende analisar de que maneira as reflexões do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855) sobre a relação entre comunicação e existência podem servir como base conceitual para se desenvolver uma consideração a respeito do cultivo da arte dramática. Opondo as formas comunicativas objetivas àquelas da subjetividade, Kierkegaard vale-se do conceito de primitividade como forma de indicar um modo de ser em que os indivíduos se encontram diante do fenômeno de suas próprias existências. Utilizando reflexões teórico-práticas em pedagogia do teatro de Stanislávski, Knebel e Ward, buscaremos indicar como essa abordagem kierkegaardiana permite compreender o cultivo da arte dramática sob uma ótica existencial-comunicativa.