O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker
Revista Galáxia
O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em “Sem Sol”, de Chris Marker
Autor Correspondente: FAGIOLI, Julia Gonçalves Declie | [email protected]
Palavras-chave: montagem, imagem de arquivo, sonho, memória, “Sem Solâ€
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Resumo Português:
O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem – e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo – como processo de mediação entre as imagens e o espectador. Para isso, recorremos à s ideias de Georges Didi-Huberman para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas – cada uma à sua maneira – carregam vestÃgios da memória e possuem caráter lacunar. Apenas quando são articuladas no sonho, ou na montagem – no caso do cinema documentário – que se configura um novo sentido. Analisaremos “Sem sol†de Chris Marker, em que as imagens de arquivo são montadas de forma a proporcionar uma reflexão sobre a memória e a história. O filme é construÃdo com imagens de arquivo e leituras de cartas de