O ANJO IRÔNICO LEOPARDI: LEITURA BENJAMINIANA DOS PENSIERI

Cadernos De Ética E Filosofia Política

Endereço:
AV. PROF. LUCIANO GUALBERTO, 315 - CIDADE UNIVERSITáRIA
São Paulo / SP
Site: http://www.fflch.usp.br/df/cefp/
Telefone: 11-3091-3761
ISSN: 15170128
Editor Chefe: Maria das Graças de Souza
Início Publicação: 31/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

O ANJO IRÔNICO LEOPARDI: LEITURA BENJAMINIANA DOS PENSIERI

Ano: 2007 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: Fábio Rocha Teixeira
Autor Correspondente: Fábio Rocha Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: pessimismo, anjo irônico, decadência fisiológica, filosofia desesperada

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em oposição à leitura de Friedrich Nietzsche, a do pessimismo
leopardiano justificado como expressão de “decadência fisiológica” e
Leopardi identificado com o “anjo decaído” romântico, defende-se,
neste escrito, a leitura de Walter Benjamin que revela o aspecto revolucionário
e prático de um “anjo irônico”, conforme a designação benjaminiana.
Empreende-se aqui um diálogo entre os argumentos de
Benjamin, apresentados na sua resenha [Kritiken und Resenzionen –
1928] dos Pensieri leopardianos, e a obra de Leopardi, Canti e Zibaldone
di pensieri: algo necessário para esclarecer também o teor da sua
“filosofia desesperada” (filosofia disperata) e, igualmente, o seu aspecto
de crítica do presente.



Resumo Inglês:

This work supports Walter Benjamin’s understanding, which
reveals the revolutionary and practical aspects of the “ironical angel”
according to Benjamin’s designation, as opposed to Friedrich
Nietzsche’s judgement of the leopardian pessimism justified as the
expression of physiologic decadence, and Leopardi identified as a
“decayed romantic angel”. Here a dialogue is endeavored between Benjaminian
arguments, presented on his leopardian Pensieri digest [Kritiken
und Resenzionen], and Leopardi’s work, Canti e Zibaldone di
pensieri: something necessary to enlighten the contents of his “desperate
philosophy” (filosofia disperata), as well as, the aspects of his critique of
the present.