O “Culto da Saudade” nas Comemorações do Centenário da Independência do Brasil: A Criação do Museu Histórico Nacional, 1922.

Em Tempo de Historias

Endereço:
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Telefone: (61) 3107-7548
ISSN: 2316-1191
Editor Chefe: Artur Nogueira Santos e Costa
Início Publicação: 30/11/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História

O “Culto da Saudade” nas Comemorações do Centenário da Independência do Brasil: A Criação do Museu Histórico Nacional, 1922.

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 18

Palavras-chave: Centenário da independência, Museu Histórico Nacional, identidade nacional.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo procura analisar a criação do Museu Histórico Nacional (MHN),
como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil que aconteceram na
Capital Federal, Rio de Janeiro, em 1922. O Centenário da Independência ocorreu em um
momento em que os debates políticos se concentravam em torno do tema da identidade
nacional. Desta forma, a criação do MHN relacionou-se com o debate político coevo,
procurando definir a partir de sua exposição a identidade e a memória nacional. Estas
definições tiveram grande influencia de Gustavo Barroso, o fundador e primeiro diretor do
Museu Histórico Nacional, e sua idéia de “Culto da Saudade”. Assim, com base na análise de
periódicos, anais do MHN, crônicas e jornais do período procuramos relacionar a criação e a
estruturação do MHN, como parte das comemorações do Centenário da Independência do
Brasil, com o debate em torno da identidade nacional. Mostraremos, também, como a
exposição desenvolvida por Gustavo Barroso procurou apresentar uma visão especifica de
história e de identidade nacional.



Resumo Inglês:

This study seeks to analyze the creation of the Museu Histórico Nacional (MHN),
as part of celebrations of the Centenary of the Brazilian Independence, which took place in
the Federal Capital, Rio de Janeiro in 1922. The Centenary of the Independence comes at a
time when the political debate focused around the theme of national identity. Therefore, the
creation of the MHN was related to the coeval political debate, looking to define from its
exposition the ideias of national identity and memory. These definitions had great influence of
Gustavo Barroso, the founder and Museu Histórico Nacional‟s first director, and his idea of
“Culto da Saudade”. Thus, based on the analysis from journals, the annals of the MHN,
chronicles and newspapers of the period we had try to relate the creation and structuring of
the MHN, as part of celebrations of the Centenary of the Brazilian Independence, with the
debate about national identity. And also demonstrate that exposition as it had been developed
by Gustavo Barroso attempted to present a specific view of history and national identity.