Metodologia dos encontros intereclesiais: partilha de experiências e reflexões das comunidades

Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Metodologia dos encontros intereclesiais: partilha de experiências e reflexões das comunidades

Ano: 2022 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: M. J. L. Schuína
Autor Correspondente: M. J. L. Schuína | [email protected]

Palavras-chave: Intereclesiais. metodologia, comunidades eclesiais de base

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os Intereclesiais das Comunidades Eclesiais de Base nasceram na década de 1970 como parte integrante da dinâmica de animação das CEBs. Realizados incialmente com um menor número de participantes, numa dinâmica reflexiva, esses encontros foram ganhando força e crescendo em número de participantes. A trajetória dos Intereclesiais amplia o número de participantes e modifica o próprio caráter e a natureza do Intereclesial, indo de uma dimensão mais reflexiva para uma dimensão mais celebrativa. A pergunta que fazemos é: como o processo metodológico dos Intereclesiais têm contribuído para a animação das CEBs do Brasil?



Resumo Espanhol:

Los Intereclesiales de las Comunidades Eclesiales de Base nacieron en los años 70 como parte integral de la dinámica de animación de las CEB. Inicialmente realizados con un número menor de participantes, en una dinámica reflexiva, estos encuentros fueron tomando fuerza y creciendo en número de participantes. La trayectoria del Intereclesial amplía el número de participantes y modifica el carácter y la naturaleza del Intereclesial, desde una dimensión más reflexiva a una dimensión más celebratoria. La pregunta que nos hacemos es: ¿cómo ha contribuido el proceso metodológico del Intereclesiastés para la animación de las CEB en Brasil?