Mestre Sinhozinho: a representação cultural de um curandeiro do povo na história mato-grossense (1940-1944)

Caminhos da História

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ISSN: 2317-0875
Editor Chefe: Ester Liberato Pereira
Início Publicação: 01/01/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Mestre Sinhozinho: a representação cultural de um curandeiro do povo na história mato-grossense (1940-1944)

Ano: 2017 | Volume: 22 | Número: 2
Autores: L. S. F. Carmo
Autor Correspondente: L. S. F. Carmo | [email protected]

Palavras-chave: Representação cultural, Religiosidade popular, Mestre Sinhozinho, História, Curandeiro do povo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo busca compreender a representação de Sinhozinho como mestre do povo, no município de Bonito-MS. O recorte delimitado é entre 1940 - 1944, período este coincidindo com o governo de Getúlio Vargas (1937-1945). Nesta pesquisa, serão utilizados os métodos da história oral, imagens registradas em campo e entrevistas públicas na compreensão de que essas fontes publicadas e coletadas nas etapas de observação e execução da pesquisa contribuem para a produção do conhecimento histórico. Neste sentido, o personagem em estudo é representado como uma figura não definida para os moradores da época, sendo que esses relatam a sua chegada no distrito de Bonito na década de 1940. Ao longo de outros períodos, este mesmo ator havia sido identificado como um fenômeno da cultura popular local sobre uma representação histórica, cultural e religiosa. Sua existência ainda é misteriosa e parte de vários acontecimentos construídos na atuação de um mestre curandeiro do povo, sendo perseguido pelos donos do poder no que tange a diversas tentativas de esquecimento da sua passagem pelos silêncios impostos na sociedade. Contanto, teria desaparecido em um momento inesperado, para os entrevistados, em 1944, ao sofrer perseguições pelas autoridades. Com as carências de provas documentais que possam comprovar as torturas e atos violentos pelos mandantes da época, os narradores transformaram a sua história pouco discutida em um legado significativo.  Os resultados desta pesquisa trouxeram uma afirmativa determinante na qual o personagem conserva uma forte devoção popular na crença da população local, e mesmo com o seu sumiço misterioso sob suspeitas da sua morte pelas forças locais do período do Estado Novo, se manifesta entre as religiosidades do povo fortalecidas com a sua ausência. 



Resumo Inglês:

This article seeks to understand the representation of Sinhozinho as master of the people, in the municipality of Bonito-MS. The delimited cut is between (1940 - 1944), this period, coinciding with the government of Getúlio Vargas (1937-1945). In this research, we will use the methods of oral history, images recorded in the field and public interviews in the understanding that these sources published and collected in the stages of observation and execution of the research contribute to the production of historical knowledge. In this sense, the character under study is represented as an undefined figure for the residents of the time, and these report their arrival by people in the district of Bonito in the 1940s. Over other past periods, this same actor had been identified as a phenomenon of local popular culture over a historical, cultural and religious representation. Its existence is still mysterious and part of several events built in the performance of a master healer of the people, being persecuted by the owners of power with regard to various attempts to forget his passage through the silences imposed in society. As long as it would have disappeared at an unexpected time for the interviewees in 1944, while suffering persecution by the authorities. With the lack of documentary evidence that could prove the tortures and violent acts by the commandants of the time, the narrators transformed their little-discussed history into a significant legacy, so it was not emphasized in the problem of the object represented. The results obtained in the master's degree between (2017/2018) brought a decisive statement in which the character retains a strong popular devotion in the belief of the local population, and even with his mysterious disappearance under suspicion of his death by the local forces of the Estado Novo period, it manifests itself among the religiosities of the people strengthened by their absence.