Mapas mentais e painéis de imagem: o estudo semiológico na definição do conceito em Moda

Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

Endereço:
Rodovia Admar Gonzaga - Lab. Moda e Sociedade - sala 51 - Itacorubi
Florianópolis / SC
88034-001
Site: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/Ensinarmode/index
Telefone: (48) 3664-8385
ISSN: 2594-4630
Editor Chefe: Mara Rúbia Sant'Anna
Início Publicação: 01/10/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Mapas mentais e painéis de imagem: o estudo semiológico na definição do conceito em Moda

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Camila Konradt Pereira, Anne Anicet Ruthschilling
Autor Correspondente: Camila Konradt Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Design de moda, Painéis de imagem, Semiologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o desenvolvimento de mapas mentais e painéis de imagens a partir da leitura da análise semiológica saussuriana e de metodologias projetuais. O problema deste artigo surge da inserção de conteúdos teóricos em disciplinas de projeto e da necessidade de dinâmicas que permitam a construção conjunta de conhecimentos, além da elaboração do projeto com base em uma aprendizagem significativa. Para tanto, buscou-se aliar o estudo da semiologia à utilização de mapas mentais em metodologias de design com vistas à definição de parâmetros para a formulação do conceito do projeto. Como resultado, apresentamos a aplicação das etapas de desenvolvimento identificadas no estudo para a geração do conceito e das imagens inspiracionais de uma coleção por estudantes de projeto de moda de um curso de graduação em Design de Moda de uma faculdade privada do Brasil.



Resumo Inglês:

This work presents a method proposition for the development of mind maps and image panels based on the readings of the Saussure semiotic analysis and projective methodologies. The article problem arises from the insertion of theoretical contents in design disciplines and from the need for joint construction of knowledge dynamics, as well as the elaboration of the project based on significant learning. Therefore, we sought to combine the study of semiology with the mental maps analysis in design methodologies, defining parameters and stages for the project concept formulation. As a result, we present the development steps application of a collection concept and inspirational images by students of a fashion project class from a private Fashion Design faculty in Brazil.