AS MANIFESTAÇÕES DE CATARSE NA OBRA HÉCUBA DE EURÍPEDES

Revista Eletrônica Areia

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ISSN: 2595-2609
Editor Chefe: Fabiana Pincho de Oliveira
Início Publicação: 01/04/2018
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

AS MANIFESTAÇÕES DE CATARSE NA OBRA HÉCUBA DE EURÍPEDES

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 3
Autores: Rayana Rezende Gomes Demétrio de Vasconcelos Barros
Autor Correspondente: Rayana Rezende Gomes Demétrio de Vasconcelos Barros | [email protected]

Palavras-chave: hécuba, eurípedes, atarse

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho, cuja metodologia possui caráter documental, tem como objetivo relatar e discutir acerca da catarse na obra de Eurípides, Hécuba. Buscamos especificar como as escolhas do autor sobre as ações, os aspectos físicos e mentais da personagem são capazes de desencadear terror e piedade. Para tal, usamos como aporte teórico Aristóteles (2006), Bocayuva (2011), Werner (2004) e Kibuuka (2006). Para atender os objetivos supracitados, iremos defender que a obtenção da purgação catártica em Hécuba é resultado de uma narrativa onde o autor, enquanto preceptor do leitor, mostra uma personagem temível pela hediondez de seus crimes e, ao mesmo tempo, capaz de gerar compaixão devido aos seus infelizes reveses. Destarte, para obtenção de tal purgação ou gozo, ao fim da tragédia, será preciso o espectador projetar o seu eu no personagem sucubindo-se as suas problemáticas e vicissitudes. Pontuamos ainda que a catarse será de extrema relevância para o funcionamento e o equilíbrio da Paideia, visto que, através do seu caráter didático, essa auxilia e promulga o equilíbrio do sujeito e do cosmos.

Resumo Inglês:

This work, whose methodology has qualitative and comparative documentary character, aims to report and discuss about catharsis in the work of Euripides, Hecuba. We seek to specify how the author's choices about the actions, the physical and mental aspects of the character, are capable of unleashing terror and pity. For this, we use as theoretical contribution Aristotle (2006), Bocayuva (2011), Werner (2004) and Kibuuka (2006). In order to meet the above objectives, we will argue that the attainment of cathartic enjoyment in Hecuba is the result of a narrative where the author, as the reader's preceptor, shows a fearsome character for the heinousness of his crimes at the same time understandable by his unfortunate setbacks. Thus, in order to obtain such enjoyment, at the end of the tragedy, the spectator will have to project his self into the character, succumbing to his poblemics and vicissitudes. We also point out that catharsis will be extremely relevant to the functioning and balance of Paideia, since, through its didactic character, it helps and promotes the balance of the subject and the cosmos.