Maestro Anacleto de Medeiros: cultura negra, fronteiras e negociações

Mundo Livre

Endereço:
Rua José do Patrocínio, 71 - Centro
Campos dos Goytacazes / RJ
28010-385
Site: http://periodicos.uff.br/mundolivre
Telefone: (22) 2733-0319
ISSN: 2525-5819
Editor Chefe: Samuel Alex Coelho Campos
Início Publicação: 01/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Maestro Anacleto de Medeiros: cultura negra, fronteiras e negociações

Ano: 2017 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Vitor Leandro de Souza
Autor Correspondente: Vitor Leandro de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Anacleto de Medeiros, cultura popular, trajetórias negras

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto apresenta algumas reflexões iniciais sobre a trajetória do maestro Anacleto de Medeiros, tendo como objetivo principal compreender as estratégias utilizadas por ele para conquistar espaço no concorrido cenário musical do Rio de Janeiro da Belle Époque. Durante suas quatro décadas de vida, Anacleto de Medeiros demonstrou uma enorme coragem para conquistar seus objetivos. Filho de uma negra de ganho, ex-escravizada, Anacleto conquistou fama e prestígio na vida cultural carioca da virada dos séculos XIX e XX. Profundamente comprometido com a difusão e a qualidade da musicalidade brasileira, dedicou-se à composição de diferentes peças em ritmos nacionais, recorrendo aos elementos da cultura africana para produzir canções de qualidade.



Resumo Inglês:

This text presents some initial reflections on the trajectory of the conductor Anacleto de Medeiros, whose main objective is to understand the strategies used by him to conquer space in the crowded music scene of Rio de Janeiro of Belle Époque. During his four decades of life, Anacleto de Medeiros showed great courage to achieve his goals. Son of a black woman of gain, ex-enslaved, she gained fame and prestige in the cultural life of Rio de Janeiro in the nineteenth and twentieth centuries. Deeply committed to the diffusion and quality of Brazilian musicality, he dedicated himself to the composition of different pieces in national rhythms, using the elements of African culture to produce quality music for the development of Brazilian popular music.