Ludicidade e dislexia: uma proposta de ensino com um aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Pesquisa e Ensino

Endereço:
Rua da Prainha, 1326 - Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, Pavilhão 01, Sala 06 - Morada Nobre
Barreiras / BA
47810-059
Site: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe
Telefone: (77) 3614-3249
ISSN: 2675-1933
Editor Chefe: André Pereira da Costa
Início Publicação: 01/01/2020
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas

Ludicidade e dislexia: uma proposta de ensino com um aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Pereira, J. de N., & Carvalho, G. de A.
Autor Correspondente: Pereira, J. de N. | [email protected]

Palavras-chave: dislexia, jogo, eja, eja, proposta metodológica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A aplicação de jogos é extremamente substancial, pois constitui-se um fator didático, considerado um elemento favorável para o processo de ensino-aprendizagem para aqueles professores que têm intenção de motivar seus alunos ao aprendizado. Objetivou-se com este trabalho refletir sobre a relação e a influência do jogo na aprendizagem de um discente da EJA com dislexia. O jogo é composto por um tabuleiro, por um dado, por dois pinos, seis pacotes de letras e uma cruzadinha. Como resultados, ele acertou 4 palavras na 1ª tentativa e outras 2 na 2ª tentativa. No caso do ditado, com oito palavras, o aluno acertou 3 palavras na 1ª tentativa. Portanto, tem-se uma avaliação positiva e promissora, se houver um trabalho pedagógico contínuo por parte de seus professores, o aluno terá um grande potencial de crescimento na competência linguística.



Resumo Inglês:

The application of games is extremely substantial, as it constitutes a didactic factor, considered a favorable element for the teaching-learning process for those who intend to motivate their students to teach. The objective of this work was to reflect on the relationship and influence of the game in the learning of a student of EJA with dyslexia. The game consists of a board, a dice, two pins, six packets of letters and a crossword. As a result, he got 4 words right on the 1st try and 2 words on the 2nd try. In the case of the dictation, with eight words, the student got 3 words right on the 1st attempt. Therefore, there is a positive and promising evaluation, if there is continuous pedagogical work on the part of their teachers, the student will have a great potential for growth in linguistic competence.



Resumo Espanhol:

La aplicación de juegos es sumamente sustancial, ya que constituye un factor didáctico, considerado un elemento favorable para el proceso de enseñanza-aprendizaje de aquellos docentes que pretenden motivar a sus alumnos a aprender. El objetivo de este trabajo fue reflexionar sobre la relación y la influencia del juego en el aprendizaje de un alumno de EJA con dislexia. El juego consta de un tablero, un dado, dos pines, seis paquetes de cartas y una cruz. Como resultado, obtuvo 4 palabras correctas en el primer intento y otras 2 en el segundo intento. En el caso del dictado, con ocho palabras, el alumno acertó 3 palabras en el 1er intento. Por tanto, hay una evaluación positiva y prometedora, si existe un trabajo pedagógico continuo por parte de sus profesores, el alumno tendrá un gran potencial de crecimiento en la competencia lingüística.