LITERATURE AND CINEMA IN THE SHORT STORY “ESCOLA DE HERÓIS”, BY IDELMA RIBEIRO DE FARIA

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

LITERATURE AND CINEMA IN THE SHORT STORY “ESCOLA DE HERÓIS”, BY IDELMA RIBEIRO DE FARIA

Ano: 2022 | Volume: 16 | Número: 27
Autores: Arnaldo FRANCO JÚNIOR
Autor Correspondente: Arnaldo FRANCO JÚNIOR | [email protected]

Palavras-chave: Conto. Escola de heróis. Cinema. Idelma Ribeiro de Faria

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O conto “Escola de heróis”, da escritora paulista Idelma Ribeiro de Faria, foi um dos vencedores do Concurso Nacional de Contos do Paraná, em 1978, vindo a ser publicado no livro Os vencedores: 1978 – Concurso Nacional de Contos do Paraná no mesmo ano. Neste conto, a narrativa literária incorpora procedimentos da narrativa cinematográfica (montagem, corte, cena) à narração para, por meio da história narrada, fazer uma crítica ao militarismo – traço forte de seu contexto histórico tanto particular (a ditadura civilmilitar no Brasil) quanto geral (o século XX marcado por guerras). Vamos, nesta comunicação, analisar e interpretar o conto, abordando as linguagens literária e cinematográfica que o constituem como narrativa.



Resumo Inglês:

The short story “Escola deheros”, by the São Paulo writer Idelma Ribeiro de Faria, was one of the winners of the National Contest of Contos do Paraná, in 1978, being published in the book The Winners: 1978 – Concurso Nacional de Contos do Paraná in the same year. year. In this short story, the literary narrative incorporates cinematographic narrative procedures (editing, cutting, scene) to the narration in order to, through the narrated story, criticize militarism – a strong feature of its historical context, both particular (the civil-military dictatorship in Brazil ) and general (the 20th century marked by wars). In this communication, we will analyze and interpret the short story, approaching the literary and cinematographic languages that constitute it as a narrative.