A Literatura de Cordel Como Fonte de Informação: um Olhar Historiográfico e Conceitual

Folha de Rosto

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ISSN: 2447-0120
Editor Chefe: Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciência da informação

A Literatura de Cordel Como Fonte de Informação: um Olhar Historiográfico e Conceitual

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: João Bosco Dumont do Nascimento, Francisca Pereira dos Santos
Autor Correspondente: João Bosco Dumont do Nascimento | [email protected]

Palavras-chave: Literatura de Cordel, Folhetos, Fontes de Informação, Suportes de Informação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho busca compreender a literatura de folhetos nordestina, também conhecida como literatura de cordel, analisando a sua influência nos processos de comunicação, e caracterizando-a como fonte de informação. Esta arte tem em sua essência todos os elementos  presentes  na  história  da  comunicação  humana,  oriunda  da  oralidade,  com  forte  influência  no  sistema  editorial  brasileiro, sobretudo na região Nordeste, através das tipografias populares, o cordel está presente em diversos suportes, tecnologias e c ódigos, com  inserções  e  adaptações  no  cinema,  na  música,  na  dança,  no  teatro,  nas  artes  plásticas  e  na  própria  literatura.  Assim  sendo, abordamos a literatura de cordel em suas múltiplas formas, trazendo inicialmente uma discussão historiográfica e conceitual, que permite delinear a sua conjuntura na dinâmica cultural brasileira, e, a partir daí postulamos a sua interatividade nos universos da oralidade e da escrita, que possibilita a compreensão pragmática das suas técnicas de composição, e consequente registro nos mais variados suportes.



Resumo Inglês:

This study aims to understand the literature of northeastern flyers, also known as string literature, analyzing their influence on communication processes, and characterizing it as a source of information. This art has in its essence all the elements present in the history of human communication, arising from orality, with strong influence in the Brazilian publishing system, particularly in the Northeast, through the popular printers, the line is present in various media, technologies and codes, with inserts and adaptations in film, music, dance, theater, the visual arts and literature itself. Therefore, we approach the string literature in its many forms, bringing initially historiographical and conceptual discussion, which allows describing his situation in the Brazilian cultural dynamics, and from there we postulate its interactivity in the universes orality and writing, which enables the pragmatic understanding of their composition techniques, and consequent registration in various media.