Levantamento de requisitos para a proposta de um aplicativo para acompanhamento dos quesitos do Sistema de Avaliação da CAPES

Revista Gestão Universitária Na América Latina

Endereço:
Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL Universidade Federal de Santa Catarina Campus João David Ferreira Lima (Trindade) Centro Sócio Econômico (CSE) Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU)
/ SC
88.040-970
Site: http://www.gual.ufsc.br
Telefone: (48) 3721-6646
ISSN: 19834535
Editor Chefe: Pedro Antônio de Melo
Início Publicação: 31/12/2006
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração

Levantamento de requisitos para a proposta de um aplicativo para acompanhamento dos quesitos do Sistema de Avaliação da CAPES

Ano: 2015 | Volume: 8 | Número: 3
Autores: Emerson Antonio Maccari, José Carmino Gomes Junior, Claudia Terezinha Kniess, Cesar Augusto Biancolino
Autor Correspondente: Emerson Antonio Maccari | [email protected]

Palavras-chave: Gestão de Programas de Pós-Graduação, CAPES, Tecnologia da Informação, Gestão Estratégica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A gestão dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com vistas ao atendimento aos critérios da CAPES tem se mostrado como uma atividade complexa, pois se baseia em parâmetros dinâmicos e heterogêneos ao longo do tempo. O artigo teve como base o método da pesquisa-ação que levantou os requisitos para o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento dos quesitos do sistema de avaliação da CAPES com vistas a auxiliar a gestão estratégica dos Programas Stricto Sensu. Identificou-se que este aplicativo pode ser incorporado à rotina dos coordenadores dos Programas visando dar suporte ao planejamento estratégico em busca do seu aperfeiçoamento. Como resultado, vislumbra-se uma melhor gestão dos indicadores de produção científica e de formação dos alunos, critérios estes fundamentais para que o programa possa cumprir sua missão perante a sociedade.



Resumo Inglês:

The management of Graduate Programs are doing to meet the criteria of CAPES. This task has proven to be a complex activity because it is based on dynamic and heterogeneous over time parameters. The article was based on the method of action research that raised the requirements for developing a monitoring system of the requirements of the assessment system of CAPES with a view to assisting the strategic management of the graduate studies program. It was identified that this application can be incorporated into routine coordinators of programs aiming to support strategic planning in pursuit of improvement. As a result, one can glimpse a better management of scientific production indicators and training of students, these fundamental criteria for the program to fulfill its mission to society.