LEITURA CRÍTICA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ALFONSINA STORNI

e-scrita

Endereço:
Rua Prof. Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537 Centro
Nilópolis / RJ
26.525- 060
Site: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/index
Telefone: (21) 2104-0450
ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

LEITURA CRÍTICA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ALFONSINA STORNI

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Nildiceia Aparecida Rocha
Autor Correspondente: Nildiceia Aparecida Rocha | [email protected]

Palavras-chave: Crítica Literária, Alfonsina Storni, Produção literária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta a trajetória traçada pela Crítica Literária sobre a produção
poética de Alfonsina Storni, escritora argentina de início do século XX. A primeira produção
literária de Alfonsina Storni, denominada modernista ou tardorromántica (SARLO, 1988), é a
produzida no período de 1916 a 1925; a partir de Ocre, 1926, ela marca uma ruptura, confirmada
em seus últimos dois livros de poesia, Mundo de siete pozos (1935) y Mascarilla y Trébol (1938),
com marcas de vanguardismo e novas experiências estéticas, como o antisoneto. Com relação à
Crítica construída em relação a obra poética de Alfonsina Storni pelos seus contemporâneos, temos
três posturas de leitura: aproximações críticas e biográficas, propostas de leituras dos críticos e
poetas vinculados à Vanguarda Argentina e certos textos críticos realizados por mulheres junto ao
meio acadêmico. De acordo com Salomone (2006), a crítica realizada pela terceira tendência marca
outro ponto de referência constitutiva da escritura de Alfonsina Storni, evidenciam tensões e
posições que se distanciam da crítica hegemônica. A posteriori, há a configuração de uma Literatura
Feminina, junto a uma crítica normativa, a qual vai considerar a produção escritural produzida por
mulheres como produzida por um sujeito biológico mulher, e que representa uma textualidade com
certas características naturalizadas como próprias à mulher. Hoje, à luz da Crítica Feminista e das
contribuições da Análise de Discurso, principalmente sobre os conceitos e as articulações entre
linguagem e poder, a leitura crítica da produção feminina, constituída por textos de escritoras
mulheres desde meados do século XIX, é focalizada como fruto de uma perspectiva ideológica
tipicamente androcêntrica e patriarcal, por exemplo, em poemas de Alfonsina Storni. De acordo
com Alicia Salomone (2006), a partir dos anos 80 do século passado, o olhar sobre a produção
literária de escritoras latino-americanas terá outro enfoque, o que ela denomina “crítica atual: crítica
feminista e modernidade cultural”.



Resumo Inglês:

This paper presents the trajectory traced by the Literary Criticism on the
poetry of Alfonsina Storni, an Argentine writer of the early twentieth century. The
first literary production of Alfonsina Storni, called modernist or tardorromántica (SARLO, 1988),
is produced in the period 1916-1925; from Ocre (1926), she marks a break, confirmed in their last
two books of poetry, Mundo de siete Pozos (1935) and Mascarilla y Trébol (1938), with the label of
vanguardism and new aesthetic experiences such as antisoneto. Regarding the Criticism built over
the poetic work of Alfonsina Storni by his contemporaries, we have three positions of reading:
approaches biographical criticism and proposals for readings of critics and poets linked to Vanguard Argentina and made some critical texts by women from the middle academic. According to
Salomone (2006), the criticism made by third trend marks another landmark of the constitutive deed
of Alfonsina Storni, show tensions and positions that differ from the hegemonic critical.
Subsequently, there is setting up a Women's Literature, along with a normative critique, which will
consider the production book produced by women as produced by a subject biological woman, and
that represents certain textuality with naturalized features peculiar to women. Today, in light of the
Critical Feminist and contributions of Discourse Analysis, especially on the concepts and the
connections between language and power, a critical reading of the production female, consists of
texts of women writers since the mid-nineteenth century, is focused as a result of an ideological
perspective and typically androcentric patriarchal, for example, on poems by Alfonsina Storni.
According to Alice Salomone (2006), from the 80s of last century, the look on the production
literary Latin American writers has another approach, which she calls "critical current: feminist
criticism and modernity cultural".