Jogo computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o ensino de química

Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia

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ISSN: 1982-873X
Editor Chefe: Sani de Carvalho Rutz da Silva
Início Publicação: 01/04/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Jogo computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o ensino de química

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: H. L. Ribas, F. R. G. S. Hussein, C. A. Marques
Autor Correspondente: H. L. Ribas | [email protected]

Palavras-chave: jogos computacionais, ensino de química, cts, ludicidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nas últimas duas décadas, a utilização dos computadores tem se intensificado no ambiente escolar. A tecnologia envolvida no ambiente computacional tornou-se indissociável do cotidiano dos estudantes, de forma o lúdico ganhou importância e os jogos computacionais tornaram-se rotina. Esse artigo analisa um jogo computacional 3D em primeira pessoa que aborda conteúdos de Físico-Química no contexto da abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. As questões propostas no jogo são analisadas como objetivo de identificar a presença de aspectos CTS, conteúdos de Química e situações que caracterizem o estímulo ao aprendizado. O caráter lúdico é analisado no jogo como um todo. As análises baseiam-se na metodologia da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos nas análises indicam que ele contempla de forma adequada os conteúdos de química propostos, dentro do contexto da abordagem CTS e possui as características que o tornam uma atividade lúdica, apropriada para o ensino.

Resumo Inglês:

In the last two decades, the use of computers has intensified in the school environment. The technology involved in the computational environment has become inseparable from students' daily life, so playfulness has gained importance and computer games have become routine. This article analyzes a first-person 3D computer game that deals with PhysicsChemistry contents in the context of the Science, Technology and Society (CTS) approach. The questions proposed in the game are analyzed as an objective to identify the presence of CTS aspects, contents of Chemistry and situations that characterize the stimulus to learning. The playful character is analyzed in the game as a whole. The analyzes are based on Laurence Bardin's content analysis methodology. The results obtained in the analyzes indicate that it adequately contemplates the proposed chemical contents, within the context of the CTS approach and has the characteristics that make it a playful activity, appropriate for teaching.