Interações medicamentosas entre psicofármacos e a relação com perfil de prescritores e usuários/ Drug interactions between psychoactive drugs and the relationship with prescribers and users profile/ Interacciones farmacológicas entre drogas.

Journal Health NPEPS

Endereço:
Rua Moreira Cabral, 475, Bairro Campinas.
Barra do Garças / MT
78600-000
Site: http://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps
Telefone: (66) 8123-6756
ISSN: 2526-1010
Editor Chefe: Vagner Ferreira do Nascimento
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Educação física, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Farmácia, Área de Estudo: Fisioterapia e terapia ocupacional, Área de Estudo: Fonoaudiologia, Área de Estudo: Medicina, Área de Estudo: Nutrição, Área de Estudo: Odontologia, Área de Estudo: Saúde coletiva, Área de Estudo: Multidisciplinar

Interações medicamentosas entre psicofármacos e a relação com perfil de prescritores e usuários/ Drug interactions between psychoactive drugs and the relationship with prescribers and users profile/ Interacciones farmacológicas entre drogas.

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Adilson Bosetto, Claudinei Mesquita da Silva, Leyde Daiane Peder
Autor Correspondente: A. Bosetto | [email protected]

Palavras-chave: interações de medicamentos; psicotrópicos; prescrições de medicamentos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Traçar o perfil de prescritores e usuários de psicofármacos e verificar possíveis interações medicamentosas. Método: estudo retrospectivo e transversal. A amostra foi composta por prescrições de medicamentos sujeitos a controle especial, das listas C e B, dispensados no período de janeiro a março de 2017, para um total de 1344 pacientes atendidos em uma farmácia privada do município de Cascavel, Paraná. As prescrições eram em sua maioria para o sexo feminino. Em relação à especialidade do prescritor, 423 (31,5%) eram psiquiatras. As possíveis interações medicamentosas foram encontradas em 335 (24,9%) pacientes, 206 (61,5%) eram do tipo moderada e 129 (38,5%) do tipo grave. Daqueles pacientes com interações potencialmente graves, 90 (70%) utilizavam mais de um medicamento da mesma classe, no mesmo período. Em contrapartida, somente 12 (5,83%) dos pacientes com interações moderadas tinham duplicidade terapêutica. O presente estudo identificou alta frequência de interações medicamentosas envolvendo psicofármacos e associação entre a duplicidade terapêutica e possíveis interações do tipo grave, também, alta prevalência de interações graves em prescrições de psiquiatras e uso de psicotrópicos por mulheres.