Influência dos diferentes solventes na avaliação da capacidade antioxidante in vitro de frutos e sementes de pitaia (Hylocereus polyrhizus)

Revista do Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos - CSBEA

Endereço:
Rua Coronel Ibiapina de Lima, esquina com São Salvador, n.750 Bairro Efacipe
Pinhalzinho / SC
89870-000
Site: http://revistas.udesc.br/index.php/revistacsbea
Telefone: 49 20499600
ISSN: 24473650
Editor Chefe: Darlene Cavalheiro
Início Publicação: 31/12/2014
Periodicidade: Anual

Influência dos diferentes solventes na avaliação da capacidade antioxidante in vitro de frutos e sementes de pitaia (Hylocereus polyrhizus)

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: P. Nehring, S. K. T. Seraglio, L. V. Gonzaga, R. Fett, A. C. O. Costa
Autor Correspondente: P. Nehring | [email protected]

Palavras-chave: pitaia (Hylocereus polyrhizus), extração, compostos bioativos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pitaia (Hylocereus polyrhizus) é um fruto que tem ganhado destaque devido as características peculiares deste fruto e aos compostos bioativos em sua composição. Portanto, o presente trabalho buscou verificar o conteúdo de compostos fenólicos totais e capacidade antioxidante in vitro de frutos e sementes de pitaia produzidos e coletados em Santa Catarina, buscando avaliar solventes e sistemas de extração. No preparo das amostras, as sementes foram desidratadas triturados e as sementes lavadas, secas e trituradas. Em seguida, foram submetidas a dois sistemas de extração, agitação por rotação em geladeira e ultrassom, ambos por 1h e utilizados dois solventes diferentes, acetona 80% e metanol 0,1% HCl. Para o fruto inteiro, observa-se que para fenólicos totais e capacidade antioxidante não houve diferença significativa entre os métodos de extração em relação ao solvente metanol 0,1% HCl. Já entre diferentes solventes observa-se que os maiores valores foram para metanol 0,1% HCl, indicando ser o solvente de extração mais eficiente para o fruto pitaia. Já para a semente desidratada, os teores de fenólicos totais não diferiam estatisticamente entre os métodos de extração para cada solvente, sendo que os maiores valores foram para metanol 0,1% HCl. Para capacidade antioxidante por ambos os métodos, o melhor sistema de extração foi ultrassom e a acetona 80%. Os maiores valores de fenólicos totais e capacidade antioxidante foram encontrados para semente desidratada.