A influência do Rio Mundaú-CE para uma leitura microclimática na Comunidade de Conceição dos Caetanos: uma abordagem climática e geoambiental.

Revista de Geociências do Nordeste

Endereço:
Rua José Gregório - Penedo
Caicó / RN
59300000
Site: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/index
Telefone: (84) 9603-8104
ISSN: 2447-3359
Editor Chefe: Marco Túlio Mendonça Diniz
Início Publicação: 30/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geociências, Área de Estudo: Geografia

A influência do Rio Mundaú-CE para uma leitura microclimática na Comunidade de Conceição dos Caetanos: uma abordagem climática e geoambiental.

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: E. R. Alves, T. R. S. Lima, J. B. Santos Junior
Autor Correspondente: E. R. Alves | [email protected]

Palavras-chave: Conforto térmico, Rio Mundaú, Tururu-CE.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem por objetivo analisar a influência do Rio Mundaú para uma leitura microclimática, sobre conforto térmico, e ambiental para a Comunidade de Conceição dos Caetanos, em Tururu-CE. Para isso, foi feito uma leitura microclimática voltada para o conforto térmico e uma caracterização geoambiental de um trecho do Rio Mundaú, especificamente nas proximidades da Comunidade. Também é apresentado aqui uma análise do modo como a população se utiliza do Rio Mundaú, incluindo questões como a importância ambiental e microclimática deste curso hídrico. Os resultados obtidos demonstraram que esta importância está baseada no uso do Rio como ambiente de lazer e também para o abastecimento hídrico. Constatou-se ainda que este ambiente é uma importante zona de conforto térmico, mas que apresenta alguns problemas ambientais. Estes problemas, entretanto, podem ser mitigados por meio da sensibilização dos moradores.