A Infâmia d’Aqueles dois: mímese cinematográfica na narrativa de Caio Fernando Abreu

Revista Educação e Linguagens

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Editor Chefe: Ricardo Fernandes Pátaro
Início Publicação: 31/08/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A Infâmia d’Aqueles dois: mímese cinematográfica na narrativa de Caio Fernando Abreu

Ano: 2015 | Volume: 4 | Número: 7
Autores: Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Wagner Vonder Belinato
Autor Correspondente: Mirian Hisae Yaegashi Zappone | [email protected]

Palavras-chave: caio fernando abreu, mímese, subversão narrative, willian wyler.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Infâmia é uma obra inspirada na peça escrita por Lillian Hellman em 1934 que William Wyler filmou duas vezes: em 1936, ainda como um diretor estreante, com o título de These Three (Três corações iguais) e em 1961, já experiente, com o título de The children’s hour (Infâmia), com Audrey Hepburn e Shirley MacLaine nos papéis principais. Discutindo o boato sobre a relação „pecaminosa‟ de duas professoras primárias, apresentamos a tese de que o filme inspirou Caio Fernando Abreu a escrever um de seus contos mais conhecidos, Aqueles dois, inserido em Morangos Mofados (1982). É o próprio autor quem o cita textualmente. Intentando ressaltar as características miméticas e de subversão mimética do conto, serão utilizadas, sobretudo, as teorias desenvolvidas por Mieke Bal sobre narratologia.



Resumo Inglês:

Infamy (Infâmia), is a workinspired by Lillian Hellman‟s 1934 play that Willian Wyler has filmed twice. First time as a debutant director in 1936, he named his work as These Three (Três corações iguais) and as an experienced director in 1961 with the name The children’s hour (Infâmia), staring Audrey Hepburn and Shirley MacLaine. Discussing the „sinful‟ relationship between two school teachers, we present the thesis that the film has inspired one of Caio Fernando Abreu‟s most famous short stories, Aqueles dois, published in Morangos Mofados (Moldy strawberries, 1982. The short story is available in My deep dark pain is love – a collection of Latin American gay fiction, 1983). The film is textually mentioned inside the narrative. Therefore, this work tries to rebound the mimetic character and the subversion of this character, according to Mieke Bal‟s narratology theory.