Identidade profissional, tribo jornalística e dinâmicas divergentes de produção noticiosa: a narrativa de carreteras secundárias de Bru Rovira

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Identidade profissional, tribo jornalística e dinâmicas divergentes de produção noticiosa: a narrativa de carreteras secundárias de Bru Rovira

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 50
Autores: Mauro de Souza Ventura, Tayane Aidar Abib
Autor Correspondente: Mauro de Souza Ventura | [email protected]

Palavras-chave: Tribo jornalística, Identidade profissional, Desacontecimento jornalístico, Complexidade narrativa, Bru Rovira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de uma discussão teórica sobre a identidade profissional partilhada pelos membros da tribo jornalística, dedicamo-nos a compreender os saberes específicos que orientam a produção noticiosa da mídia hegemônica, com o intuito de traçar contrapontos e possibilidades alternativas à dinâmica profissional. Com base em um estudo interpretativo das reportagens do jornalista catalão Bru Rovira, compiladas especificamente em dois de seus livros – Solo pido un poco de belleza (ROVIRA, 2016) e Áfricas: cosas que pasan no tan lejos (ROVIRA, 2006) –, delimitamos os elementos da identidade por ele requerida, de ordem de uma contraposição no que toca às competências convencionalmente associadas à figura do jornalista, e sinalizamos os dispositivos narrativos dialógicos, complexos e compreensivos que, inscritos no universo do desacontecimento, conectam-se a esse propósito.



Resumo Inglês:

Based on a theoretical discussion about the professional identity shared by members of the journalistic tribe, this article is dedicated to understanding the specific knowledge that guides the news production of the hegemonic media, in order to draw counterpoints and alternative possibilities to the professional dynamics. Based on the reports of the Catalan journalist Bru Rovira, specifically those of two of his books – Solo pido un poco de belleza (ROVIRA, 2016) and Áfricas: cosas que pasan no tan lejos (ROVIRA, 2006) –, we delimit the elements of the identity that he requires, in order of a counterpoint to the competencies conventionally associated with the figure of the journalist, and we signal the complex and comprehensive dialogical narrative devices that, inscribed in the universe of the unhappenings journalism, connect to this purpose.