Ideias de Vanguarda: o Design do Festival Hacking Arts

Revista Eletrônica Científica da UERGS

Endereço:
Rua 7 de Setembro, 1156 - Centro
Porto Alegre / RS
90.010-191
Site: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/
Telefone: (51) 3288-9006
ISSN: 24480479
Editor Chefe: Biane de Castro
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Ideias de Vanguarda: o Design do Festival Hacking Arts

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: João Ricardo Aguiar da Silveira, Ericka G. Telles, Denise Lannes
Autor Correspondente: João R. Silveira | [email protected]

Palavras-chave: Arte, Ciência, Inovação, Eventos, Antidisciplinar, Art, Science, Innovation, Events, Antidisciplinary.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Conexões criativas são tão essenciais para o modelo de inovação, que organizações consideradas inovadoras promovem eventos a fim de reunir grupos criativos para acelerar o movimento de ideias, desde o seu conceito até sua realização. Um exemplo de iniciativas internacionais que convergem neste sentido é o Hacking Arts, uma ação de vanguarda na integração entre arte, ciência e inovação. Realizado dentro do ambiente acadêmico, mas aberto à comunidade em geral, o festival pretende estimular o empreendedorismo e a inovação nas artes criativas e fora delas. O evento subdivide-se em três momentos: a Conferência, a Tech Expo e o Hackathon. Neste artigo é descrita e analisada a edição do evento que ocorreu em Cambridge, Estados Unidos no ano de 2015. Pretende-se, através deste trabalho, descrever o formato desse evento, contextualizando-o a partir das ideias dos autores. O objetivo é que as informações e discussões expostas possam servir de inspiração para o fomento de eventos futuros os quais diminuam a distância entre iniciantes e profissionais renomados e fomentem a aproximação entre arte, ciência e inovação no Brasil.



Resumo Inglês:

Creative connections are so essential to the innovation model that organizations considered innovative promote events to bring together creative groups so as to accelerate the movement of ideas, from their concept to their fulfillment. An international example of initiatives that converge in this sense is the Hacking Arts, a forefront action in the integration among art, science and innovation. Conducted within the academic environment,
although open to the community at large, this festival aims to stimulate entrepreneurship and innovation
within creative arts and outside them. The event is subdivided into three: the Conference, the Tech
Expo and the Hackathon. This article describes and analyzes the event that took place in Cambridge,
United States, in 2015. The intention, through this paper, is to describe its format, putting it in a context
derived from the authors´ ideas. The purpose is that the exposed information and discussions may serve as
inspiration for the development of future events that reduce the distance between beginners and renowned
professionals, fostering a closer relationship among art, science and innovation in Brazil.