Histórias de Vida de Educadores: uma contribuição para a formação de professores reflexivos

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

Endereço:
Av. Fernando Ferrari - 2001 - Anchieta
Porto Alegre / RS
90200-041
Site: http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC
Telefone: (51) 3284-1987
ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Histórias de Vida de Educadores: uma contribuição para a formação de professores reflexivos

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Autor Correspondente: Maria Helena Menna Barreto Abrahão | [email protected]

Palavras-chave: educação brasileira, pesquisa na universidade, formação de professores, histórias de vida

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda a formação de professores, em especial a que ocorre na universidade. Ao lado de teorias sobre professores reflexivos, adotamos a tese de que pesquisas feitas na universidade com professores que atuam em escolas, a exemplo da pesquisa-ação que se refere ao erro construtivo, mencionada no presente artigo, é um modo de trabalho que a universidade pode utilizar na formação continuada do professor. Do mesmo modo, as pesquisas com Histórias de Vida de educadores são uma rica fonte para a formação em serviço, bem como para a formação inicial de professores e, por extensão, para educadores em geral e, muito especialmente, para pesquisadores em História da Educação Brasileira e em Formação de Professores. Ambas as pesquisas são uma maneira de contribuir para a educação de um professor reflexivo. Um exemplo da última é relatado neste artigo, em que se pode visualizar os objetivos da pesquisa, o método de investigação com Histórias de Vida e os achados a que chegamos.

Resumo Inglês:

This article focuses on teacher education, mostly the one that takes place at university. Besides the theories on reflexive teachers we adopted the thesis that researches done by universities on teachers who act in schools -for example, the action-research about constructive error mentioned in this article - are ways for the university to be able to work on continued teacher education. In the same way, researches on Life Stories of educators are a rich source for in-service as well as for initial teacher formation, and, furthermore, for educators in general, and mainly for researchers on the History of Brazilian Education as well as on Teacher Education. Both these researches are a way to contribute with reflexive teacher education. An example of the latter is talked about in this article and makes it possible to see the objectives, the research methodolog y using Life Stories and the gathered results.