Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos

Revista Nupeart

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Ceart - Itacorubi
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/index
Telefone: (48) 3664-7971
ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos

Ano: 2019 | Volume: 22 | Número: 2
Autores: Daniela Rosante Gomes
Autor Correspondente: Daniela Rosante Gomes | [email protected]

Palavras-chave: companhia carroça de mamulengos, histórias de teatro e circo, história oral, performances culturais, antropo-logia da performance.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo tem como tema o trabalho de vida e arte da Companhia Carroça de Mamulengos. Uma companhia formada por uma família de artistas itinerantes que durante 40 anos desenvolveu sua trajetória a partir do contato com as gentes das culturas brasileiras. Como objeto de análise específico deste artigo focalizo o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, que se confunde com a própria história da família. Esta história, por sua vez, se confunde com a própria história da companhia, de forma que espetáculo, família e companhia nascem, crescem e continuam se desenvolvendo de forma integrada. Para estruturar uma reflexão analítica, me apoio no artigo “Pontes ou pontos de contato: o Cavalo-Marinho e a Arte da Performance” de Luciana Lyra. Suas reflexões sobre Performances Culturais, ação reparadora e outros conceitos e preceitos da Antropologia da Performance ajudam a pensar sobre aspectos do trabalho do grupo mambembe que se torna tradicional.



Resumo Inglês:

The article has as its theme the life and art work of Companhia Carroça  de  Mamulengos.  A  company  formed  by  a  family  of  itinerant  artists  who  for  40  years  developed  their  trajectory  from  the  contact  with  the  people  of  Brazilian  cultures.  As  an  object  of  specific  analysis  of  this  article  I  focus  on  the show  Histories  of  Theater  and  Circus,  which  is  confused  with the family history itself. This story, in turn, merges with the  history  of  the  company  itself,  so  that  spectacle,  family  and  company  are  born,  grow  and  continue  to  develop  in  an  integrated manner. To structure an analytical reflection, I rely on the article “Pontes ou pontos de contato: o Cavalo-Marinho e a Arte da Performance” by Luciana Lyra. Her reflections on Cultural Performance, restorative action, and other concepts and  precepts  of  Performance  Anthropology  help  us  to  think  about  aspects  of  the  work  of  the  mambembe  group  that  becomes traditional.