Gravações performadas Apontamentos sobre o uso do material fonográfico em uma roda de choro

Revista da Tulha

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ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Gravações performadas Apontamentos sobre o uso do material fonográfico em uma roda de choro

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Renan Moretti Bertho
Autor Correspondente: Renan Moretti Bertho | [email protected]

Palavras-chave: choro; indústria fonográfica; etnografia, Choro, Indústria Fonográfica, Etnografia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente comunicação observa como as transformações ocorridas entre as décadas de 1920 e 1960 impulsionaram a construção de concepções morais, convenções estéticas e pressupostos ideológicos que se perpetuaram ao longo do tempo e continuam presentes até hoje na prática do choro. Para tanto, utilizo dados etnográficos construídos ao longo da minha pesquisa de mestrado (Bertho, 2015), relacionando-os a autores como Bessa (2010), Saraiva (2008) e Turino (2018).



Resumo Inglês:

This paper seeks to observe how the use of the phonographic material influences the technical improvement of the musicians participating in a roda de choro. Therefore, I analyze aspects and changes that occurred between the 1920s and 1960s, and how these transformations fostered the construction of moral conceptions, aesthetic conventions and ideological presuppositions that have been perpetuated over time and are still present in the practice of roda.To do so, I use ethnographic data constructed during my master’s research (Bertho, 2015), relating them to authors such as Bessa (2010), Saraiva (2008) and Turino (2018).