GRACILIANO RAMOS: o artista e o intelectual das “Memórias do Cárcere”

EntreLetras

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

GRACILIANO RAMOS: o artista e o intelectual das “Memórias do Cárcere”

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira
Autor Correspondente: Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Memórias do cárcere, Graciliano Ramos, intelectual, testemunho

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho intenta analisar a atuação do escritor e intelectual Graciliano Ramos, que se
insere no denominado “Romance de 30” da Literatura Brasileira do século XX, fazendo um
recorte ao destacar a narrativa Memórias do cárcere (1953). Tenciona-se enfocar a obra do
autor alagoano à luz da teoria do crítico, escritor e filósofo alemão Walter Benjamin, acerca
do “Conceito de História”, mostrando como a obra de Graciliano Ramos pode ser vista como
um exemplo de escrita cuja postura narrativa assumida é a de colocar-se ao lado dos
oprimidos, numa época em que a arte tinha relação com o modo como deveria ser entendido o
processo de modernização do país, que buscava uma posição diante dessa modernidade e que
se apresentava como um grande desafio para os intelectuais brasileiros.



Resumo Inglês:

This paper intends to analyze the role of the writer and intellectual Graciliano Ramos, who is
part of the so-called "Romance de 30" of Brazilian literature of the twentieth century, causing
a cut to highlight the narrative Memórias do cárcere (1953). It is intended to focus the work
of the author of Alagoas in the light of critical theory, German writer and philosopher Walter
Benjamin, regarding the "Concept of History", showing how the work of Graciliano Ramos
can be seen as an example of writing whose narrative stance taken is to put to the side of the
oppressed, at a time when art was related to the way it should be understood the process of
modernization of the country, seeking a position on this modern world and which presented
itself as a major challenge for Brazilian intellectuals.