Glitch Art e suas relações com o passado da arte visual

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ISSN: 18079288
Editor Chefe: Everton Vinicius de Santa
Início Publicação: 31/05/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Glitch Art e suas relações com o passado da arte visual

Ano: 2015 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: C. Gazana, V. P. C. Bertomeu, J. V. C. Bertomeu
Autor Correspondente: C. Gazana | [email protected]

Palavras-chave: Estética do erro, Glitch art, Arte visual, Arte e tecnologia, História da arte

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Resumo Português:

Este artigo discute a arte Glitch digital e suas relações com a arte visual do passado, com ênfase na arte moderna, com o intuito de entendermos o porquê e como este recente gênero artístico e sua estética são apreciados atualmente. Começamos definindo a arte Glitch e suas duas classificações mais difundidas: Pure glitch e Glitch-alike, assim como descrevemos suas características visuais e apresentamos artistas que utilizam a estética do erro. Seguimos para uma breve e relevante apresentação da música Glitch e de alguns artistas no campo da arte sonora do ruído e do som danificado, a fim de constatar semelhanças entre as práticas sonoras e visuais. Avançamos na investigação das diversas características das artes do passado, em suas diferentes manifestações visuais, e suas relações com a arte Glitch, para assim entendermos que muito do que se aprecia hoje neste gênero artístico são elementos que já vem sendo considerados e debatidos como arte há séculos atrás.