A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “cegueira botânica"

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “cegueira botânica"

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: E. A. Costa, R. A. F. Duarte, J. A. S. Gama
Autor Correspondente: E. A. Costa | [email protected]

Palavras-chave: Jogos didáticos, Ensino de botânica, Jogo de tabuleiro.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Ensino de Botânica tem sido motivo de diversas preocupações no Ensino Fundamental, uma delas é a falta de interesse por parte dos alunos e por parte de alguns professores que expressam negligência no que diz respeito ao estudo das plantas. Essa falta de interesse é explicada pelo tipo de relação que temos com as plantas, uma vez que a maioria das pessoas não conseguem perceber as plantas cotidianamente o que chamamos de “cegueira botânica”.O presente trabalho tem a finalidade de promover a cura da “cegueira botânica” fazendo com que os alunos de fato compreendam e reconheçam sua importância por meio do uso da gamificação. Para isso, foi criado um jogo didático de tabuleiro intitulado “Trilha Botânica”, aplicado para uma turma de 7° ano (6° série) do ensino fundamental.Com os resultados da atividade lúdica,desenvolvida ficou demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem dos alunos participantes. Concluímos destacando que o uso da gamificação no ensino de Botânica constitui um recurso de grande potencial para a cura da “cegueira botânica”.

Resumo Inglês:

The teaching of botany has been a reason for many concerns in elementary school, one of them is the lack of interest on the part of students and some teachers who have neglected the study of plants. This lack of interest is explained by the kind of relationship we have with plants, since most people fail to perceive plants on a daily basis what we call 'botanical blindness'. This paper aims to promote the cure of “botanical blindness” by making the students really understand and recognize its importance through the use of gamification in which a board game called “Botanical Trail” was created, applied to a 7th grade class (6th grade) of elementary school. With the results of the playful activity developed, a significant change in the learning of the participating students was demonstrated and we conclude by highlighting that the use of gamification in the teaching of botany is a resource of great potential for the cure of “botanical blindness”.