Experiência de fluxo e prática instrumental: dois estudos de caso

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Experiência de fluxo e prática instrumental: dois estudos de caso

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Rosane Cardoso de Araújo, Margaret Amaral de Andrade
Autor Correspondente: Rosane Cardoso de Araújo | [email protected]

Palavras-chave: motivação, teoria do fluxo, cognição, prática musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente artigo são apresentados dois estudos de caso sobre as práticas musicais de dois músicos com vivências em contextos distintos, tendo como base a Teoria do fluxo (Flow Theory) de Csikszentmihalyi. O “estado de fluxo” é uma experiência na qual o prazer no desenvolvimento de determinada atividade é proporcionado por meio do equilíbrio entre as habilidades do sujeito e o nível dos desafios enfrentados, a ponto de gerar um alto grau de concentração e satisfação pessoal. O objetivo geral para esta pesquisa foi verificar, nas situações de prática musical dos músicos participantes, a presença de elementos constituintes da experiência de fluxo, como a emoção, concentração, organização da prática (estabelecimento de metas). Os resultados deste estudo apontaram para a relevância dos processos auto-regulatórios como componentes essenciais da otimização da performance, que direcionam a atenção, e geram a concentração, favorecendo a vivência do fluxo.



Resumo Inglês:

In this paper we present two case studies of musical practices of two musicians with experiences in different contexts, based on the Csikszentmihalyi’s theory of flow. The state of flow is a experience in which the pleasure in the development of a particular activity is provided through the balance between the skills of the subject and the degree of challenges of the tasks as to generate a high degree of concentration and personal satisfaction. The aim for this research was to verify, in situations of musical practices of participate musicians, the presence of components of the flow experience, such as emotion, concentration, organization of practice (goal setting). The results showed the relevance of the self-regulatory processes as essential components of optimal performance, directing attention and generating the concentration, favoring the ‘flow experience