ESTUDANTES, VISITANTES E TURISTAS NO MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUCRS

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

Endereço:
Av. Fernando Ferrari - 2001 - Anchieta
Porto Alegre / RS
90200-041
Site: http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC
Telefone: (51) 3284-1987
ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

ESTUDANTES, VISITANTES E TURISTAS NO MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUCRS

Ano: 2013 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Cíntia Elisa Dhein, Oscarlinda Nunes Krüger, Rolando Riquelme
Autor Correspondente: Cíntia Elisa Dhein, Oscarlinda Nunes Krüger, Rolando Riquelme | [email protected]

Palavras-chave: perfil do turista, museus, atratividade turística, pós-turismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Quando se pensa em turismo, nos dados estatísticos, nos produtos turísticos ou na evolução do turismo ao longo do tempo, percebe-se a possibilidade de se estabelecer uma relação entre o fenômeno turístico e as visitações a museus. O escopo deste estudo são os museus científicos e tecnológicos; neste caso específico, o Mu-seu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – MCT-PUCRS. Considerou-se que o primeiro objetivo seria determinar o perfil do visitante/turista do MCT-PUCRS, através de perguntas que identificas-sem seu grau de escolaridade, sua procedência, sua condição econômica, alguns hábitos de viagem e possíveis motivações para sua visita a esta instituição museal. Para isso, elaborou-se um questionário com 21 perguntas fechadas e duas abertas, aplicadas durante um espaço de três meses, com um total de 384 entrevistados representantes do grupo, que se denominou como visitante/turista, excluindo-se assim, o público acadêmico por excelência. Para tanto, este estudo apoiou-se em conceitos turísticos como: tipologia do turista, atratividade turística, pós-turismo, demanda turística e comunicação e marketing. Buscou-se também traçar-se um paralelo entre a evolução do turismo e a formatação dos papéis assumidos pela museologia por meio da história, como uma resposta às necessidades de uma sociedade dinâmica.

Resumo Espanhol:

Cuando se piensa en turismo, en los datos estadísticos, en los productos turísticos o en su evolución a lo largo del tiempo, se percibe la posibilidad de establecer una relación entre el fenómeno turístico y las visitas a museos. El objetivo de este trabajo son los museos científicos y tecnológicos, en este caso, el Museo de Ciencias y Tecnología de la Pontificia Universidad Católica do Rio Grande do Sul. Se consideró como primer objetivo determinar el perfil del visitante/turista del MCT-PUCRS, a través de preguntas que identificasen su grado de escolari-dad, procedencia, condición económica, algunos hábitos de viaje y sus posibles motivaciones para su visita al museo. Para eso, se elaboró un cuestionario con 21 preguntas cerradas y dos abiertas, aplicadas en periodo de tres meses, con un total de 384 entrevistados representantes del grupo que se denominó como visitante/turista, excluyendo así al público académico por excelencia. Para tanto, este estu-dio se apoyó en conceptos turísticos como: tipología de los turistas, post turismo, demanda turística, comunicación y marketing. Se buscó, también trazar un pa-ralelo entre la evolución del turismo y la estructuración de los papeles asumidos por la museología a través de la historia, como una respuesta a las necesidades de una sociedad dinámica.