Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Estado da Arte: a produção científica brasileira nos primeiros 20 anos do séc. XXI no campo da regência

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira, David Souza, Victor Almeida
Autor Correspondente: Erickinson Bezerra de Lima | [email protected]

Palavras-chave: regência, produção acadêmica sobre regência, a regência no início do século XXI, a regência e o estado da arte no Brasil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta um apanhado geral sobre a produção acadêmica no campo da regência, com o intuito de permitir uma reflexão crítica desta área. Para alcançar este objetivo, lançamos nosso olhar para as dissertações e teses presentes nos reposi-
tórios institucionais dos programas de pós-graduação públicos do Brasil, aprofundando a busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e, também, visualizamos os artigos publicados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (OPUS). Finalizando a prospecção, fizemos um levantamento de artigos nos anais da ABEM e da ANPPOM. O procedimento metodológico foi o da pesquisa exploratória, tendo como corte temporal o transcurso dos primeiros 20 anos do século XXI (2001-2021). Desta forma, os dados coletados estruturam o presente estado da arte, expressando postulados, conceitos e paradigmas da regência, ainda inexplorados.



Resumo Inglês:

This article presents an overview of the academic production in the field of conducting, in order to allow a critical reflection on this area. To achieve this goal, we looked at the dissertations and thesis present in institutional repositories of public Brazilian graduate programs, deepening the search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), and also viewed the articles published in the journals of the Brazilian Association of Music Education (ABEM) and the National Association of Research and Graduate Studies in Music (OPUS). Finalizing the examination, we surveyed articles in the annals of ABEM and ANPPOM. The methodological procedure was exploratory research, with a time frame of the first 20 years of the 21st century (2001-2021). Thus, the collected data structure the present state of the art, expressing postulates, concepts and paradigms of conducting.