Estado “cristão” e Neoliberalismo: uma heresia. Não podeis servir a dois senhores (Mt 6,24)

Fronteiras

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ISSN: 2595-3788
Editor Chefe: Francisco de Aquino Júnior
Início Publicação: 16/06/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Teologia

Estado “cristão” e Neoliberalismo: uma heresia. Não podeis servir a dois senhores (Mt 6,24)

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Élio Estanislau Gasda
Autor Correspondente: Élio Estanislau Gasda | [email protected]

Palavras-chave: Cristianismo, Política, Fundamentalismo Religioso, Capitalismo neoliberal

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O labor teológico contém, de uma forma ou de outra, a dimensão histórica-social. O discurso está situado no contexto do teólogo que, em sintonia com sua comunidade de fé, interpreta a realidade à luz da Revelação. Não há como omitir-se diante das grandes questões que atemorizam a humanidade. O texto aborda o avanço do fundamentalismo sobre o conjunto da sociedade, a partir de duas frentes principais: a econômica neoliberal e a religiosa cristã. A caracterização de ambos fundamentalismos é ponto de partida para identificar as consequências perversas sobre a política: aniquilamento da democracia, asfixia da política, privatização do Estado e, a principal, governo do dinheiro e exclusão dos pobres. Religião (Cristianismo) e dinheiro (capitalismo) podem conviver? O capitalismo é realmente um parasita do Cristianismo? (Walter Benjamin). É possível implementar um “Estado cristão” (fundamentalismo religioso) no neoliberalismo (Fundamentalismo econômico)? Em Jesus Cristo se encontra a contradição absoluta entre Cristianismo e capitalismo neoliberal: a sentença “não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24) aplica-se também à esfera da política. Nem Deus, nem o mercado. A dignidade humana, o bem comum e a justiça são os fundamentos da política.



Resumo Inglês:

The text addresses the advance of fundamentalism over the whole of society, economy and the state, from two main perspectives: the neoliberal economic and the Christian religious. From the characterization of both fundamentalisms, the text identifies their consequences on politics: annihilation of democracy, asphyxiation of politics, privatization of the state and, mainly, money government and exclusion of the poor. Can religion (Christianity) and money (capitalism) live together? Is it possible to implement a “Christian state” (religious fundamentalism) in neoliberalism (economic fundamentalism)? In Jesus Christ is the contradiction between Christianity and neoliberal capitalism: the sentence “you cannot serve God and money” (Mt 6:24) applies equally to the sphere of politics. Human dignity, the common good and justice are the foundations of politics.