Estágio supervisionado na formação de professores/as de Química análise da produção científica de Teses e Dissertações (2018-2022)

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Estágio supervisionado na formação de professores/as de Química análise da produção científica de Teses e Dissertações (2018-2022)

Ano: 2023 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Gilmara Barbosa de Jesus Carolina dos Santos Fernandes
Autor Correspondente: Gilmara Barbosa de Jesus | [email protected]

Palavras-chave: Estágio; Formação de professores; Ensino de Química; Pesquisa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo questionamos como a temática do estágio curricular na formação de professores/as de Química vem sendo contemplada e discutida em teses e dissertações brasileiras com foco no estágio como campo de pesquisa. O objetivo é conhecer o panorama dos estudos sobre a temática dos estágios curriculares nos cursos de formação de professores/as de Química, de modo a identificar como o eixo da pesquisa se caracteriza. Também se vislumbra analisar novas perspectivas para o estágio supervisionado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, que buscou pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Utilizamos os descritores “Formação de Professores”, “Estágio supervisionado” e “Ensino de Química” e localizamos um somatório total de 60 pesquisas. Após a seleção e recorte temporal, consideramos 09 trabalhos como amostra final da revisão, para análise por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) devido a efetividade e proximidade da temática contemplada. O estágio vem sendo contemplado como articulação de teoria e prática, propagado como momento de aproximação com a profissão docente. Algumas categorias emergiram durante a análise, consideramos como tendência e perspectiva crescente na formação do professor de Química a pesquisa no contexto do estágio.