Ensino de cinema: relatos de uma pesquisa participante

Revista Nupeart

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Ceart - Itacorubi
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/index
Telefone: (48) 3664-7971
ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Ensino de cinema: relatos de uma pesquisa participante

Ano: 2021 | Volume: 25 | Número: 25
Autores: Diogo José de Moraes Lopes Barbosa
Autor Correspondente: Diogo José de Moraes Lopes Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: cinema e educação, contexto escolar, pedagogia da criação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesta pesquisa, investigamos as possibilidades de ensino do cinema no ambiente escolar, sobretudo, em uma perspectiva do fazer, da experiência da criação por parte dos próprios alunos. Para isto, utilizamos o conceito da pedagogia da criação, termo proposto por Alain Bergala (2008), estudioso do ensino do cinema em escolas. Aplicamos as teorias abordadas em um curso oferecido a estudantes da rede pública no Recife. Ele teve um caráter prático, onde os alunos tiveram a oportunidade de produzir seus próprios filmes. Os resultados obtidos nessa experiência, ao mesmo tempo em que nos mostraram possibilidades interessantes e enriquecedoras, nos alertaram para alguns problemas existentes na implantação de projetos diferenciados no ambiente escolar. Apesar disso, concluímos que é possível e necessário ensinarmos cinema na escola, sobretudo, a partir de uma pedagogia galgada na criação, na experimentação, na realização de projetos audiovisuais por parte dos alunos.



Resumo Inglês:

In this research, we investigate the possibilities of teaching cinema in the school, especially from a practical perspective, from an experience of creation by the students. For this, we use the concept of creation pedagogy, a term proposed by Alain Bergala (2008), a scholar of cinema teaching in schools. We applied the theories covered in a course offered to public school students in  Recife.  It  had  a  practical  character,  where  students  had  the  opportunity to produce their own films. The results obtained in  this  experience,  while  showing  us  interesting  and  enriching  possibilities, alerted us to some problems existing in the imple-mentation of differentiated projects in the school. In spite of this,  we  concluded  that  it  is  possible  and  necessary  to  teach  cinema at school, above all, based on a pedagogy that emerged in the creation, experimentation, and realization of audiovisual projects by students.