EMERGÊNCIA DE UM “CAMPO DE AÇÃO ESTRATÉGICA”: ORDENAMENTO DA FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

SANARE - Revista de Políticas Públicas

Endereço:
Avenida John Sanford, 1320 - Junco
Sobral / CE
62030-362
Site: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/index
Telefone: (88) 3614-2633
ISSN: 2317-7748
Editor Chefe: Maria Socorro de Araújo Dias
Início Publicação: 30/11/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

EMERGÊNCIA DE UM “CAMPO DE AÇÃO ESTRATÉGICA”: ORDENAMENTO DA FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Ano: 2019 | Volume: 18 | Número: 1
Autores: R. B. Ceccim
Autor Correspondente: R. B. Ceccim | [email protected]

Palavras-chave: Saúde Pública, Educação, Política Pública, Educação Continuada, Recursos Humanos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se de um ensaio teórico, extraído de um estudo de caso em análise de políticas públicas, do qual o autor foi avaliador em diferentes etapas (da proposição de pesquisa à relatoria científica). Aborda a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como caso singular ao surgimento, na política pública de saúde brasileira, de um “Campo de Ação Estratégica”, segundo os termos da Teoria dos Campos, de Neil Fligstein. De uma política nacional a um campo de ação estratégica, distinguiram-se a habilidade social dos atores da formulação da política, a condição de abranger uma rede de interações novas, segundo o compartilhamento/identificação na trama social de desdobramento da política, e a emergência de atores na sociedade. A estabilização da política se deu mesmo em face das substituições de projeto no governo e da substituição dos atores de formulação da política. A Educação Permanente em Saúde se apresentou como projeto conceitual e operacional de compreensão rápida, com potencial de comunicação e tradução social, além de identificação como bandeira de luta por uma educação com os princípios do Sistema Único de Saúde.



Resumo Inglês:

This is a theoretical essay, extracted from a case study in public policy analysis, of which the author was an evaluator in different stages (from the research proposal to the scientific report). It addresses the National Policy on Permanent Education in Health as a singular case for the emergence in Brazilian public health policy of a “Strategic Action Field”, according to Neil Fligstein’s Theory of Fields. From a national policy to a strategic action field, the actors’ social skills were distinguished from the policy formulation, the requirement of covering a network of new interactions, according to the sharing/identification in the social weft of unfolding politics, and the emergence of actors in society. The stabilization of this policy occurred even in the face of project replacements in the government as well as the replacement of policy-making actors. The Permanent Education in Health revealed itself as a conceptual and operational project to be readily understood, allowing potential communication and social translation, in addition to being identified as a flag of fight for an education with principles of the Brazilian Health System.



Resumo Espanhol:

Este trabajo presenta un ensayo teórico que se extrajo de un estudio de caso en análisis de políticas públicas, del que el autor fue evaluador en diferentes etapas (desde la proposición de investigación a la relatoría científica). Se aborda la Política Nacional de Educación Permanente en Salud como caso singular del surgimiento, en la política pública de salud brasileña, de un “campo de acción estratégica”, con base en los términos de la Teoría de los Campos, de Neil Fligstein. De una política nacional a un campo de acción estratégica, se distinguieron las habilidades sociales de los actores de la formulación de la política, la condición de abarcar una red de interacciones nuevas, según el compartir/identificar en la trama social de desdoblamiento de la política, y la emergencia de actores en la sociedad. La estabilización de la política se produjo incluso frente a las sustituciones de proyecto en el gobierno y a la sustitución de los actores de formulación de la política. La Educación Permanente en Salud se presentó como un proyecto conceptual y operacional de comprensión rápida, con potencial de comunicación y traducción social, además de identificación como bandera de lucha por una educación con los principios del Sistema Brasileño de Salud.