A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História

TICs & EaD em Foco

Endereço:
Universidade Estadual do Maranhão, Prédio do UEMAnet. Cidade Universitária, Campus Paulo VI. - Tirirical
São Luís / MA
65055-970
Site: https://ticsead.uemanet.uema.br
Telefone: (98) 3245-5461
ISSN: 2447-5726
Editor Chefe: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Início Publicação: 27/10/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Fernanda Bassani, Hércules Alves de Oliveira Junior, Romeu Miqueias Szmoski, Hernani Batista da Cruz
Autor Correspondente: Fernanda Bassani | [email protected]

Palavras-chave: REAS. Tecnologias para Educação. H5P.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs em cursos nas modalidades presencial e a distância é recorrente. Com estes recursos, é possível a elaboração de um material didático mais atrativo; com um design instrucional/educacional bem estruturado, faz com que o conteúdo proposto tenha um melhor aproveitamento na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar o H5P (HTML 5 Package), um plugin que pode ser utilizado no Moodle, Word Press e Drupal, sendo ele totalmente gratuito. Com essa ferramenta, você pode criar materiais com conteúdos mais elaborados, interativos e gamificar suas atividades. O texto tem por base a literatura que aborda questões de gamificação, apresentada por Mattar; Design instrucional, abordada por Filatro e a aprendizagem significativa de Ausubel. Num primeiro momento, é apresentado o H5P; na sequência, as possibilidades de apresentação de conteúdo e atividades a partir deste recurso com os métodos mais adequados segundo o Design instrucional; e por fim, aponta as aplicações desta ferramenta para o ensino de História. O material elaborado e as atividades foram inseridos em um curso de Licenciatura em História de uma Universidade pública. Os resultados são parciais, entretanto obtivemos o feedback positivo dos acadêmicos num primeiro semestre de aplicação, onde os relatos apontam um melhor aprendizado da aplicação de atividades em diferentes formatos.



Resumo Inglês:

The use of Information and Communication Technologies - ICTs in in-classroom and distance learning courses is recurrent. With these resources it is possible to develop more compelling teaching material; with a well structured instructional / educational design, it makes the proposed content better suited for learning. The objective of this paper is to present H5P (HTML 5 Package), a plugin that can be used in Moodle, WordPress and Drupal, completely free. With it you can create materials with more elaborate, interactive content and gamify your activities. The text is based on the literature that addresses issues of gamification presented by Mattar, instructional design by Filatro and the meaningful learning of Ausubel. At first the H5P is presented; following with the possibilities of presentation of content and activities using this resource with the most suitable methods, according to instructional design; and finally, it points out the applications of this tool for the teaching of History. The elaborated material and activities were inserted in a degree course in History of a public university. The results are partial, however it was already possible to obtain in the first semester a positive feedback from the academics, where reports pointed that activities in different formats allowed a better learning.



Resumo Espanhol:

El uso de las tecnologías de la información y la comunicación: las TIC en los cursos en el aula y la educación a distancia es recurriente. Con estos recursos es posible desarrollar material didáctico más atractivo; con un diseño educativo / educativo bien estructurado, hace que el contenido propuesto tenga un mejor uso en el aprendizaje. El objetivo de este trabajo es presentar el H5P (paquete HTML 5), un complemento que se puede utilizar en Moodle, WordPress y Drupal, y totalmente gratuito. Con él usted puede crear materiales con contenido más elaborado e interactivo y gamificar sus actividades. El texto se basa en la literatura que aborda cuestiones de gamificación presentado por Mattar), diseño instruccional por Filatro y el aprendizaje significativo del Ausubel. Al principio, se presenta H5P; en la secuencia, las posibilidades de presentar contenido y actividades de este recurso con los métodos más apropriados, de acuerdo con el diseño instruccional; y finalmente, señalar las aplicaciones de esta herramienta para la enseñanza de la historia. El material y las actividades se incluyeron en un curso de Licenciatura en Historia en una universidad pública. Los resultados son parciales, sin embargo, ya fue posible obtener comentarios positivos de los académicos en el primer semestre, donde los informes señalaron que con las actividades en diferentes formatos, permitió un mejor aprendizaje.