Eficiência reprodutiva em pequenas propriedades leiteiras atendidas pelo Projeto Leite a Pasto

Revista Em Extensão

Endereço:
AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA, Nº 2121 - BAIRRO SANTA MÔNICA
/ MG
0
Site: http://WWW.REVISTADEEXTENSAO.PROEX.UFU.BR
Telefone: (34)3239-4870
ISSN: 1518 6369
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 30/11/1999
Periodicidade: Semestral

Eficiência reprodutiva em pequenas propriedades leiteiras atendidas pelo Projeto Leite a Pasto

Ano: 2011 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Andressa Vaz Martins, Gabriel Franco Rodrigues de Oliveira, Lucas Knychala Martins, Luiz Gustavo Costa Apolinário, Matheus Oliveira Cunha, Ricarda Maria dos Santos
Autor Correspondente: R. M. dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Reprodução animal. Bovinocultura leiteira. Agricultura familiar. Análise econômica. Intervalo entre partos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A eficiência reprodutiva tem papel extremamente importante na produção de leite. Para que seja possível aumentar a produção e a lucratividade faz-se necessária a transferência de tecnologias e conhecimentos para os produtores rurais por meio de programas de extensão. Objetivou-se com o presente estudo, a transferência de conceitos básicos sobre a eficiência reprodutiva do rebanho, as formas de alcançá-la e também o levantamento de dados relacionados ao Controle Reprodutivo de propriedades atendidas pelo Projeto Leite a Pasto – Educação Continuada. Verificou-se uma média de 75% de vacas em lactação. A produção média nos rebanhos foi de 10,5kg/dia. Apesar disso, nas propriedades que apresentavam índices menores que 75%, houve uma média de menos de 5% de vacas que deveriam estar em lactação, equivalendo a uma perda mensal de 435kg. O intervalo de partos encontrados foi de 15, 14,8 e 12,5 meses em 2009, 2010 e 2011 respectivamente. Apesar da melhoria encontrada, algumas propriedades possuem porcentagem de vacas em lactação abaixo do ideal, o que mostra a necessidade de se levar informação e tecnificação ao campo por meio de um projeto de extensão.